Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Henriques Nogueira organiza encontro de Centros Qualifica http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/henriques-nogueira-organiza-encontro-de-centros-qualifica

Subordinado ao tema "aproximar, partilhar, projetar", decorrerá, no próximo dia 19 de outubro, no CAERO, um encontro de Centros Qualifica do Oeste, que reunirá mais de cem profissionais, entre coordenadores, técnicos de ORC e formadores. No encontro, que contará com a presença da ANQEP/Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, participarão também cinco centros pertencentes a outros territórios. 

 

Fonte: Centro Qualifica

Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

]]>
O Parque Verde da Várzea foi palco da Comemoração do Dia Mundial da Alimentação em Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/o-parque-verde-da-varzea-foi-palco-da-comemoracao-do-dia-mundial-da-alimentacao-em-torres-vedras

As crianças devem aprender a interiorizar bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida, proporcionando os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para um correto crescimento e desenvolvimento. Está comprovado cientificamente, que a realização de atividades continuadas com as crianças e suas famílias, melhoram os seus comportamentos e conhecimentos em relação à alimentação adequada, contribuindo para a educação não formal. A alteração dos hábitos alimentares e seus benefícios em saúde, só serão visíveis a longo prazo e se houver um trabalho educativo, continuo e persistente, para a prática regular/diária. As atividades lúdicas/didáticas são pertinentes, pois permitem a aquisição de vários conteúdos pedagógicos: história/cultura (dieta mediterrânica), matemática (quantidades e correspondência de um para um), linguagem oral e escrita (registos gráficos) e gerais (ingredientes, nutrição e saúde).

Sendo para o Município de Torres Vedras uma prioridade,  instruir os alunos do Concelho para escolhas alimentares e estilos de vida saudáveis, realizaram-se ontem no Parque Verde da Várzea várias atividades e ações com o objetivo dos alunos conseguirem, através de várias tarefas, encontrar quatro receitas mediterrânicas para levarem para casa e, posteriormente, auxiliarem os pais na sua confeção.

O primeiro jogo, consistiu em fazer uma sopa ”a fingir”, cujo objetivo foi, que as crianças aprendessem e interiorizassem como se faz uma sopa.

O Jogo seguinte, consistiu em “construir” um 2º prato equilibrado, indo à horta apanhar os legumes, à plantação apanhar os cereais e à quinta, buscar os alimentos necessários, de forma a construir um prato com tudo o que necessitamos (uma fonte alimentar do grupo dos produtos hortícolas, outra do grupo dos cereais, derivados e tubérculos (HC) e outra fonte do grupo da carne, pescado e ovos(proteína)).

Depois de construir o 2º prato, chegou a hora da sobremesa. Os meninos tiveram que ir ao encontro da maçã (aprenderam que apanhar a fruta dá trabalho e que devemos ser cautelosos).

Por último, de forma a não esquecer que a água deve ser a primeira e única opção para bebida diária e de acompanhamento da refeição, as crianças tiveram que adivinhar, através da mímica, que se tratava da água.

Transmitiram-se conteúdos válidos, acreditando que as crianças consigam extrapolar  esses ensinamentos para a escolha de alimentos mais saudáveis para o seu dia a dia.

Foi um dia repleto de alimentos saudáveis!

Nutrir-se corretamente é um hábito que se adquire desde a mais tenra idade.

 

]]>
Centro Qualifica Henriques Nogueira associa-se à Semana Aprender ao Longo da Vida http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/centro-qualifica-henriques-nogueira-associa-se-a-semana-aprender-ao-longo-da-vida

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da aprendizagem ao longo da vida, o Centro Qualifica do Agrupamento Henriques Nogueira assinala a Semana ALV 2018, que decorre de 22 a 26 de outubro, promovendo, para tal, as seguintes atividades locais:

- 22 Out - 20:00 às 22:00 - "O que eu marchei para chegar aqui" - à conversa com Inês Henriques, campeã mundial de marcha.

Atividade promovida pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira em colaboração com Luís Filipe Cristóvão, comentador desportivo (SIC e Eleven Sport), e Nuno Garcia, professor de educação física.

- 23 Out - 19:30 às 22:30 - Oficina de colagem, dinamizada por Lauro Monteiro Filho, no âmbito Semana da Igualdade e do Combate à Pobreza e Exclusão Social

À imagem do que se verificou em 2017, um grupo de adultos do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira irá assinalar a Semana da Igualdade e do Combate à Pobreza e Exclusão Social, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, participando numa oficina de colagem que contará com a colaboração de dois Role Models torrienses (Leonel Alves e Lindo Cambão), que irão partilhar as respetivas experiências, falando sobre “Deficiência” e “Comunidades Ciganas”.

- 24 Out - 21:30 às 22:30 - "O Night Run vem à escola" - Eles andam, eles correm. E tu?

Atividade promovida pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.
A comunidade escolar acolherá os participantes do Night Run e participará em espaços de reflexão sobre a importância da aquisição de hábitos de vida saudáveis.

- 25 Out - 19:30 às 21:00 - Visita guiada à exposição "Aprendiz do Tempo" - Pintura de José Pedro Sobreiro

Atividade promovida pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira em articulação com a Galeria Municipal. Embora a atividade seja dirigida a adultos em processo de RVCC e formandos de cursos EFA, outros participantes serão bem-vindos.

No próximo dia 22 de outubro, irá realizar-se o Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida que terá lugar no auditório 2 da Fundação Gulbenkian e terá como tema principal a “Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural”, tendo em conta que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural.

 

Fonte: Centro Qualifica

Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

]]>
Município de Torres Vedras representado no 1º Encontro do Projeto Europeu “Rede de Transferência de BioCantinas” http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/municipio-de-torres-vedras-representado-no-1-encontro-do-projeto-europeu-rede-de-transferencia-de-biocantinas

No passado mês de setembro, entre os dias 24 e 27, o Município de Torres Vedras esteve representado no 1º Encontro Transnacional do Projeto Europeu “Rede de Transferência de BioCantinas” em Mouans-Sartoux, França.

Este encontro permitiu que os representantes dos sete municípios parceiros do projeto - Pays des Condruses (Bélgica), Troyan (Bulgária), Mouans-Sartoux (França), Trikala (Grécia), Rosignano-Marittimo (Itália), Torres Vedras (Portugal) e Vaslui (Roménia) - se conhecessem e iniciassem os trabalhos de grupo inerentes ao projeto, onde se incluíram os objetivos de cada um a atingir até ao fim do mesmo (2020), adaptados à sua realidade local, bem como os respetivos obstáculos a ultrapassar.

O 1º encontro, estrategicamente realizado na vila de Mouans-Sartoux - líder do projeto, que desenvolve desde há 20 anos um trabalho que permite, atualmente, garantir refeições escolares de origem 100% biológica - permitiu aos restantes parceiros o contato direto com a realidade local, através da sua apresentação relativa ao planeamento urbano onde se promovem áreas para cultivo de agricultura biológica, de visitas às escolas e aos respetivos refeitórios, da restauração local com produtos de origem bio, da exploração municipal (um dos pontos altos da visita) que garante o fornecimento de 85% dos alimentos biológicos aos refeitórios escolares, entre outros.

 

Veja aqui o vídeo que ilustra um pequeno resumo do que acima se descreve

]]>
Alunos do 1º Ciclo do Concelho visitam Quintas Biológicas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/alunos-do-1-ciclo-do-concelho-visitam-quintas-biologicas

No passado dia 8 e 10 de outubro, no período da manhã, as turmas do 3º e 4º ano da EB do Ramalhal e da EB dos Casalinhos, realizaram 2 das 4 visitas a Quintas Biológicas, que estão programadas nas atividades do mês da Alimentação.

Durante a visita os alunos colocam as mãos na “massa”, tendo a oportunidade de: Semear (colocando substrato de germinação nos tabuleiros); Plantar (transplantar as pequenas plantas – plântulas - existentes em tabuleiros para o solo, devidamente preparado para o efeito); Identificar (os produtos hortícolas com visita geral pela produção da quinta) e Colher (os hortícolas com a devida maturação para comercialização).

As próximas visitas estão agendadas para os dias 17 e 25 de outubro para as turmas dos mesmos anos do CE da Ponte do Rol, da EB da Conquinha e da EB Padre Francisco Soares.

Pretende-se com estas visitas, proporcionar aos alunos que compreendam quais os benefícios da produção biológica de hortícolas e frutícolas, face à produção convencional. E paralelamente, possibilitar o contacto direto com as condições ambientais, tipo de solo, o período de colheita, as condições de manuseamento como fatores de extrema importância no valor nutricional do alimento.

Será certamente uma experiência a recordar!

]]>
"Programa Olá Setembro!" proporcionou um regresso às aulas mais informado http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/programa-ola-setembro-proporcionou-um-regresso-as-aulas-mais-informado

A Câmara Municipal de Torres Vedras promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, um conjunto de atividades e iniciativas destinadas à comunidade educativa do Concelho, com o objetivo de trazer novidades e informações úteis para o novo ano letivo. O programa “Olá Setembro! Um Regresso à Escola para todos” teve início a 3 de setembro e terminou a 5 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial do Professor.

No âmbito desta iniciativa, foram apresentadas, no dia 5 de setembro, no Centro de Educação Ambiental, as atividades do Programa Pedagógico dos Serviços Educativos do Município de Torres Vedras, para o ano letivo 2018/2019. Sendo que, atualmente, o Município dispõe de 11 Serviços Educativos, que funcionam durante todo o ano letivo, com atividades pensadas para cada nível de ensino.

O programa “Olá Setembro! Um Regresso à Escola para todos” incluiu ainda um conjunto de ações, das quais se destaca: a rubrica “5 Minutos de Educação”, promovida em pareceria com a Torres Vedras Web; os artigos semanais sobre os projetos e iniciativas de educação publicados no jornal Badaladas; a realização de uma reunião do Conselho Municipal da Educação; uma sessão do projeto “Conversas com Pais”; uma campanha de descontos para docentes; várias ações de sensibilização; publicação de Boletins Informativos; um jantar/tertúlia, que contou com a presença de 80 elementos da comunidade educativa do Concelho; e uma exposição dos projetos de novos equipamentos escolares do Concelho.

Esta iniciativa, concebida a pensar nas crianças e jovens que regressaram aos estabelecimentos de ensino e educação, pretendeu também realçar o papel importante dos professores e educadores na construção de oportunidades educacionais promotoras de inclusão e da emancipação social.

]]>
"Nós somos o que comemos" - Município proporciona ações de sensibilização sobre alimentação saudável http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/nos-somos-o-que-comemos-municipio-proporciona-acoes-de-sensibilizacao-sobre-alimentacao-saudavel

Com a divulgação da frase “Nós Somos os Que Comemos” fez-se silêncio em muitas salas de aula do 1º ciclo do nosso Concelho.

 

Durante o mês de outubro, serão realizadas 12 ações de sensibilização sobre alimentação saudável e a sua importância no crescimento e na saúde das crianças.

Com auxilio de muita cor e imaginação, transmitem-se noções dos benefícios do consumo de hortícolas e frutas para o correto funcionamento dos vários órgãos do corpo humano.

É com grande entusiasmo que os cerca de 300 alunos abrangidos aprendem a interpretar os rótulos dos alimentos e a quantificar o açúcar presente em alguns refrigerantes.

No final de cada ação, os alunos percebem que a alimentação saudável, conjugada com a atividade física, são a chave para o desenvolvimento de um corpo e mente sã, promovendo maior concentração nas aulas e melhor disposição.

Crianças bem alimentadas, são crianças mais felizes!

]]>
Almoça comigo nos meus anos! http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/almoca-comigo-nos-meus-anos

A iniciativa "Almoça comigo nos meus anos" continua neste novo ano letivo! 

No passado dia 8 de outubro, o Rafael festejou 4 anos e a mãe deslocou-se ao centro educativo de Campelos para festejarem e almoçarem juntos. 

Muitos Parabéns e muitas felicidades Rafael!

 

Caso também queira almoçar com o seu Educando no dia do seu aniversário, também o poderá fazer.  Para marcar esta refeição, deverá contactar a escola com pelo menos 1 dia antecedência e transmitir a intenção de almoçar no refeitório a fim de festejar o dia de aniversário do seu educando.

]]>
Cursos de Candidatos a Árbitros de Futebol e Árbitros de Futsal | Inscrições Abertas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/cursos-de-candidatos-a-arbitros-de-futebol-e-arbitros-de-futsal-inscricoes-abertas

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras irá proporcionar em Torres Vedras, Cursos de Candidatos a Árbitros de Futebol e Árbitros de Futsal.

Tendo início previsto no final do mês de outubro/início de novembro, as inscrições encontram-se abertas através de uma ficha de inscrição disponibilizada para o efeito. 

Destinatários:

Idades dos 14 aos 35 anos

Residente no Distrito de Lisboa

Nacional de país da Conunidade Europeia

Escolaridade mínima obrigatória

Valor: €30 para maiores de 17 anos e gratuita para os restantes

Consulte as Condições de Admissão e aceda à Ficha de Inscrição

 

 

]]>
28 setembro | Reunião do Conselho Municipal de Educação http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/28-setembro-reuniao-do-conselho-municipal-de-educacao

No passado dia 28 de setembro, o Conselho Municipal de Educação reuniu para balanço da rede escolar 2018/2018, Organização das Atividades de Enriquecimento Curricular no ano letivo 2018/2019, projeto europeu - MLO - Moving and Learning Outside, PSAE - Plano de Sustentabilidade Alimentar Escolar, entre outros assuntos. 

A reunião, dirigida pela Vereadora Laura Rodrigues que asusme o Pelouro da Educação, teve lugar no edifico dos Paços do Concelho e contou com a presença dos representantes da comunidade educativa do concelho de Torres Vedras.

O Conselho Municipal de Educação é uma instância de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

]]>