Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Associação de Educação do Movimento proporciona semana de "Férias em Movimento" http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/associacao-de-educacao-do-movimento-proporciona-semana-de-ferias-em-movimento

A Associação de Educação do Movimento, irá desenvolver na próxima semana, o Projeto "Férias em Movimento" .

Esta iniciativa, decorre no período de férias escolares, e tem como destinatários, crianças dos 2 aos 9 anos de idade. Com este projeto, a Associação de Educação e Movimento, visa promover a atividade física e a educação sociocultural, na medida em que dará a conhecer, às crianças e respetivos pais/encarregados de educação, o trabalho desenvolvido na Associação, bem como aquilo que a cidade/comunidade/sociedade Torreense tem para lhes oferecer.

Aceda aqui ao Programa. 

 

]]>
Centenas de crianças e jovens com férias animadas graças a programa municipal http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/centenas-de-criancas-e-jovens-com-ferias-animadas-gracas-a-programa-municipal

Foram cinco semanas de muita animação proporcionadas pela Câmara Municipal durante as “férias grandes”.

De 24 de junho a 26 de julho teve lugar mais uma edição do programa “Tempo de Férias – Verão”, no qual se contabilizaram 1.125 participações de crianças e jovens residentes no Concelho ou que frequentam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico no mesmo.

As atividades proporcionadas foram diversificadas, desde idas à praia (no decorrer das quais se realizaram passeios em que se efetuou recolha de lixo), à piscina, ao cinema e ao Teatro Politeama, até às dinamizadas pelos serviços educativos municipais e no âmbito do evento Ocean Spirit, passando pela prática de desportos (ténis, padel e escalada), por outras atividades lúdicas ao ar livre (no Vimeiro Clube Aventura, na Cova da Baleia, bem como no Parque Verde da Várzea e no ex-karting de Santa Cruz dinamizadas pela Dinâmicas Naturais) e pela participação num ateliê de paleontologia orientado pela Sociedade de História Natural.

O "Tempo de Férias" regressa no Natal…

 

 

 

]]>
ESCO na Feira de São Pedro 2019 http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-na-feira-de-sao-pedro-2019

A Feira de São Pedro é, desde há muito, um dos eventos que marcam de forma significativa a agenda da região e a ESCO, mais uma vez, fez questão de comparecer e de estar mais perto da comunidade.

Com uma imagem renovada, que vai ao encontro da nova linha gráfica institucional que foi desenvolvida a propósito da comemoração dos 25 anos da escola e que tem vindo a ser aprofundada nos últimos dois anos nos vários suportes de comunicação da escola, a ESCO está presente com um stand onde não falta animação e atividades, para além de informações sobre os serviços disponíveis na nossa escola.

Uma vez mais, o espaço ESCO começou por acolher a inauguração da feira logo no dia 27 de junho e nesse mesmo dia o público presente pode ainda usufruir de dois Showcookings, alusivos aos temas: "Produtos Sustentáveis da Região" e “O Carapau”.

Mas o programa de atividades protagonizadas pelos alunos e professores acompanhantes continuou e de forma bastante diversificada, com iniciativas várias desde Workshops de “Massagem Corporal (massagem terapêutica; relaxamento; drenagem linfática; preventiva)”, “Pinturas Faciais e Modelagem de Balões”, “Dinâmicas Vendas e Marketing”, “Jogos Interativos de Turismo: Entra nesta Viagem", “Rastreios Saúde (IMC; Glicémia; Tensão Arterial; Peso)”, "Demonstração de Drones e Impressão 3D" ou  ainda "Jogos Multimédia de Gestão".

A ESCO participou igualmente no programa do espaço do Auditório Agência Investir Torres Vedras, com duas comunicações, no dia 5 de julho, respetivamente:

 

19h00 - Investir no Futuro | Formação Profissional - Ensino Profissional

21h00 - Investir no Futuro | Formação Profissional - Formação empresarial e de adultos

 

Fonte: ESCO | Gabinete de Comunicação


]]>
"Ecoponto Inteligente" no Tanque de Ideias do evento Ciência 2019 http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/ecoponto-inteligente-no-tanque-de-ideias-do-evento-ciencia-2019

Um grupo de alunos do 4º ano da Escola Básica de São Pedro da Cadeira apresentou, no dia 8 de Julho de 2019, o projeto "Ecoponto Inteligente" no Tanque de Ideias do evento Ciência 2019.

O Ciência 2019 é um encontro de investigadores na área das Ciências e Tecnologias que se realiza anualmente e que visa promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica.

Este evento pretende não só estimular a participação e interação entre investigadores com o setor empresarial como com o público em geral.

O evento é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este ano a organização do evento deu palco a ideias inovadoras que visavam transformar-se em soluções num futuro próximo. Foram selecionadas 7 ideias de projetos focados na qualidade de vida das pessoas ou na sustentabilidade ambiental. Os projetos foram desenvolvidos por alunos do ensino básico, secundário, profissional e superior.

O projeto "Ecoponto Inteligente" foi desenvolvido nas aulas de Iniciação à Programação e Robótica, uma das Atividades de Enriquecimento Curricular do Município de Torres Vedras,  em parceria com o Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo e conseguiu alcançar o 5º lugar pelo voto através de aplicação no próprio evento.

O objectivo do projeto foi construir um equipamento, ecoponto, que reforça positivamente o acto de reciclar através de um ecrã interactivo e que abre apenas o compartimento correto para o material a reciclar, orientando as crianças na separação dos materiais. Este projeto tecnológico visa ser aplicado em escolas e jardins de infância, de forma a estimular a aprendizagem e  incutir nas crianças hábitos de reciclagem de uma forma simples, divertida e eficaz.

O projeto encontra-se ainda a concurso na 16ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola 2018-2019.

]]>
Turma da EB1 de Matacães participa em congresso Intermunicipal “Oeste + Ciência” http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/turma-da-eb1-de-matacaes-participa-em-congresso-intermunicipal-oeste-ciencia

No âmbito do projeto Oeste + ciência, os pequenos cientistas da EB1 de Matacães escolheram o tema “As estruturas das plantas da região Oeste são todas iguais?” e subtema “A importância dos herbários”. Para explorar todos os conteúdos propuseram-se a construir um herbário científico da sua horta escolar. Durante esta atividade as crianças recolheram as plantas da horta, colocaram numa prensa e fizeram a manutenção das plantas durante 1 a 2 semanas. Posteriormente, catalogaram as várias espécies com informação do nome comum, nome científico, data da recolha, tal como outros elementos que constam em herbários científicos.

O grupo realizou ainda uma visita de estudo às estufas de produção de tomate e penino do Grupo Linos em A-dos- Cunhados, onde tiveram oportunidade de observar a produção intensiva, além de aumentar o seu conhecimento sobre a utilização de recursos naturais para a facilitação dos processos de cultivo, como por exemplo o uso de codornizes para eliminar a tuta (lagarta do tomateiro) e os abelhões para facilitar a polinização.

Foi elaborado um póster científico como resumo do trabalho realizado. O póster foi apresentado à comunidade no dia 18 de junho às 18h30 na EB1 Matacães e contou com a participação da população em geral, vereadora Laura Rodrigues, elementos da coordenação do projeto Oeste + Ciência, serviço educativo Quero ser Cientista e da investigadora Patrícia Rodrigues (Biota-Estudos e Divulgação em Ambiente) que esteve presente para fazer uma apreciação crítica e teceu largos elogios aos pequenos cientistas.

No dia 25 de junho os alunos da EB1 Matacães representaram o Município de Torres Vedras no Congresso Intermunicipal Oeste + Ciência, em Caldas da Rainha. Neste congresso foram apresentados trabalhos de 12 grupos, pertencentes a 5 municípios. O trabalho dos cientistas da EB1 de Matacães foi muito elogiado, tanto pelos vários investigadores presentes no evento, como pelos restantes colegas dos outros municípios.

Todo o procedimento foi realizado com a orientação da professora Lisete Silva e pelo serviço educativo municipal Quero ser Cientista.

O projeto Oeste + Ciência, integra o programa de combate ao Insucesso escolar Alunos ao Centro, coordenado pela Comunidade Inter Municipal do Oeste (Oeste CIM) e destinou-se a professores de turmas do 3º e 4º anos de escolaridade dos 12 Municípios da Região Oeste. Como a turma de EB Matacães era composta pelos 4 níveis de ensino, todas as crianças participaram ativamente no projeto.

No próximo ano letivo, o projeto irá ter continuidade, com as inscrições a serem disponibilizadas em setembro, de acordo com informações da coordenação do projeto.

]]>
Participação na XIII Mostra Nacional da Ciência – Final do 27º Concurso Jovens Cientistas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/participacao-na-xiii-mostra-nacional-da-ciencia-final-do-27-concurso-jovens-cientistas

Entre os dias 30 de maio e 1 de junho, 11 alunos do Externato de Penafirme participaram na XIII Mostra Nacional da Ciência no Centro de Congressos da Alfândega no Porto.

Este evento reuniu cerca de 300 jovens cientistas e 61 professores, de escolas de todo o país, que apresentaram 97 projetos, desenvolvidos no âmbito das Ciências da Terra e do Ambiente, das Ciências Sociais, da Computação, da Biologia, da Química, da Economia, da Matemática, das Engenharias e da Física.

A Mostra Nacional da Ciência, que se realizou na Alfândega do Porto, é organizada pela Fundação da Juventude desde 2006, com o apoio da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, entidade responsável pela escolha do júri que avaliou os trabalhos expostos, escolhidos durante a 27.ª edição do Concurso de Jovens Cientistas.

Os alunos do Externato apresentaram 4 projetos que foram selecionados para a Final Nacional que decorreu durante a Mostra. Os trabalhos apresentados foram no âmbito da Biologia, Ciências do Ambiente e Ciências Sociais e foram desenvolvidos por alunos do 12º CT1 e 12º CT2.

Durante estes dias tiveram oportunidade não só de mostrar os seus trabalhos, de serem avaliados por um júri, mas também de conhecer os outros trabalhos apresentados a concurso e de conviver com colegas de todo o país. A Mostra teve inclusive a visita dos Ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia que visitaram os stands do Externato de Penafirme e falaram com os nossos alunos.

As equipas vencedoras receberam prémios monetários, financiados pela Ciência Viva, e participarão em várias feiras da Ciência na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Apesar de não termos ganho prémios no âmbito Científico, um dos grupos ganhou o 1º prémio no peddy-paper realizado e toda a viagem ao Porto foi uma experiência fantástica para todos!

Para desenvolvermos os nossos trabalhos tivemos o apoio de diversas entidades aos quais agradecemos, nomeadamente: Serviços Educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras, Empresa BIOTASK, Professora Susana Bernardino do Politécnico de Leiria, Centro de Educação Ambiental, David Santos da Associação Vaklouro e Eliana Bento do Refeitório do Externato de Penafirme. Agradecemos igualmente à Direção da escola por todo o apoio.

 

Fonte:

 Carla Teles – Departamento de Ciências Experimentais

Externato de Penafirme

]]>
ESCO na 30ª Edição da Oeste Infantil: “Aqui há festa!” http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-na-30-edicao-da-oeste-infantil-aqui-ha-festa

Não é todos os dias que um evento comemora a sua 30ª edição e, de facto, a “Oeste Infantil” ou como também é conhecida, a “Grande Festa da Criança”, já faz parte da agenda da comunidade de Torres Vedras e arredores.

A edição este ano decorreu de 28 de maio a 01 de junho, no espaço habitual da Expotorres, sob o tema "É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem" e a ESCO, presença assídua neste certame, fez questão de participar uma vez mais com um stand próprio que apelidou de “Aqui há festa!”

O conceito criativo e artístico, da autoria das professoras Piedade Meneses (expressão plástica) e Raquel Monteiro (expressão dramática e corporal), foi desenvolvido pelas alunas do Curso de Técnico de Apoio à Infância, 1º ano (Turma AI7), que também asseguraram a dinamização das atividades junto dos grupos de visitantes, durante toda a duração do evento, sob a supervisão da Coordenadora de Curso, Célia Estêvão e da Diretora de Turma, Patrícia Dias.

No stand ESCO, pretendia-se recriar o ambiente típico de um bairro popular, onde as crianças eram chamadas a dar vida a várias tradições como as marchas dos Santos Populares, as canções e instrumentos a elas associados, ou ainda experimentarem os jogos tradicionais (como o das latas).

Para que pudessem experienciar de forma mais viva o momento, eram cedidos adereços como lenços e aventais (todos eles confecionados igualmente pelas as alunas) e as crianças eram integradas numa coreografia, monitorizada pelas futuras técnicas de Apoio à Infância.

O palco também não poderia faltar, e lá esteve para receber os “pequenos artistas” que quiseram experimentar os instrumentos disponíveis e dar ainda mais alegria à festa!

Para terminar a visita ao stand, foi disponibilizada uma oferta a todos os participantes através de uma rifa que dava o direito aos mais pequenos de receberem um manjerico, um colar-sardinha ou um balão (novamente fruto do trabalho das alunas e professores orientadores).

De salientar ainda que para a concretização quer das estruturas de apoio ao stand quer dos restantes acessórios, a reciclagem e reutilização de materiais foi uma constante, como não poderia deixar de ser numa Eco-escola!

Este resultado final, foi fruto de vários meses de trabalho preparatório na escola, tendo sido desenvolvido em articulação curricular entre várias disciplinas e docentes que, uma vez mais, e em profundo espírito de equipa, viram o seu trabalho reconhecido com os sorrisos das crianças que, afinal, eram o personagem principal desta grande festa.

Terminado o evento, o balanço não poderia ser mais positivo e, apesar do cansaço, as memórias que ficam são da alegria de ajudar fazer sorrir!

 

Fonte:

ESCO | Gabinete de Comunicação

]]>
ESCO | Curso Técnico Auxiliar de Saúde lança livro de “Receitas Saudáveis” http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-curso-tecnico-auxiliar-de-saude-lanca-livro-de-receitas-saudaveis

No âmbito do seu projeto Integrador de Curso, desenvolvido sob o tema: “Saúde e Bem-estar”, a Turma AS5, 2º Ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, foi responsável pelo lançamento de um livro de “Receitas Saudáveis”.

O Projeto, que teve a duração de vários meses, desde a sua génese à sua conclusão, foi supervisionado pela Coordenadora de Curso Maria João Oliveira e passou por várias fases de desenvolvimento que começaram pela pesquisa sobre alimentos e receitas e respetiva seleção em função de diversos critérios compatíveis com uma classificação de “receita saudável”.

Em termos de estrutura, os conteúdos foram organizados, de forma a facilitar a consulta do utilizador, ou seja, nas categorias de: “pequenos almoços”, “sopas”, “refeições principais”, “sobremesas” e “bebidas”.

De seguida, foi feita a impressão e encadernação dos livros, que também foi elaborada pelos alunos.

O livro foi apresentado por ocasião do evento que decorreu no Parque Verde da Várzea, no passado dia 04 de maio, um dia também ele dedicado à saúde e bem-estar, que juntou professores, alunos, familiares e comunidade em geral em torno de um estilo de vida mais saudável e ativo.

Foram impressos e vendidos 104 livros, tendo sido angariados 254,20 euros, que reverteram a favor do Espaço de Serviço Social da escola.

Uma receita de sucesso!

 

Fonte: ESCO | Gabinete de Comunicação


]]>
ESCO | Turma de MEBE promove sessões de estética e bem-estar http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-turma-de-mebe-promove-sessoes-de-estetica-e-bem-estar

No âmbito do seu Projeto Integrador de Curso, desenvolvido sob o tema “Saúde e Bem-Estar”, a Turma de 1º Ano do Curso Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar (MEBE1), tem vindo a dinamizar sessões práticas de Dermocosmética, destinadas a professores, alunos e familiares, durante as quais estes poderão, por exemplo, usufruir de uma sessão de drenagem linfática, uma massagem corporal, uma limpeza facial ou exfoliação.

Sob orientação das formadoras Ana Menor, Bruna Miranda e Adriana Leandro, esta iniciativa supervisionada pela Coordenadora de Curso Maria João Oliveira, para além do desenvolvimento prático destas sessões, pressupôs ainda um conjunto de atividades prévias de planificação, como a criação de um email próprio para inscrições (massagemebe@sefo.pt) , a elaboração de fichas de inscrição e de anamnese para os participantes, o desenvolvimento de material promocional alusivo, o tratamento administrativo e logístico da informação e ainda os procedimentos inerentes à gestão de recursos materiais e técnicos necessários.

Até à data foram realizadas 9 sessões que contaram com x participantes.

 

ESCO | Gabinete de Comunicação

]]>
Docentes da Freguesia de São Pedro da Cadeira visitam a futura Escola Básica http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/docentes-da-freguesia-de-sao-pedro-da-cadeira-visitam-a-futura-escola-basica

Conhecer a nova escola de São Pedro da Cadeira. Foi com este mote que a Câmara Municipal convidou todos os docentes que agora terminaram o ano letivo 2018/2019, nas escolas de Assenta, Azenha Velha, Cambelas, Coutada e São Pedro da Cadeira a visitarem, no passado dia 12 de julho, a futura escola que, em setembro próximo, os pode acolher para darem continuidade ao seu trabalho.

Com capacidade para um máximo de 362 crianças, distribuídas entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo de ensino básico, São Pedro da Cadeira terá no próximo ano letivo 2019/2020 uma escola básica dotada de todos os recursos para um quadro ideal de ensino/aprendizagem, ao nível dos novos desafios pedagógicos.

Além de salas de educação pré-escolar e de 1º ciclo de ensino básico, este novo espaço conta com uma biblioteca, salas de trabalho, sala de docentes e de não docentes, uma cozinha, um refeitório, recreios cobertos e descobertos, alguns dos quais com ligação ao ginásio integrado no edifício.

A visita ao local contou com a presença da Sr.ª vice-presidente, Laura Rodrigues, da sua equipa técnica da Divisão de Educação e Atividade Física, da direção do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e do executivo da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira.

]]>