Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Congresso Intermunicipal Oeste + Ciência http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/congresso-intermunicipal-oeste-ciencia

No âmbito do projeto Oeste + Ciência, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro, irá ter lugar no próximo dia 25 de junho, pelas 14h00, o Congresso Intermunicipal Oeste + Ciência, realizado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste. 

Neste dia todos os alunos envolvidos no projeto, orientados pelos seus professores, vão apresentar os resultados das suas investigações. Estarão também presentes especialistas para aopiar no debate dos resultados dos jovens investigadores. 

Tratando-se de uma iniciativa intermunicipal, o Congresso será realizado na sede da OesteCIM.

 

 

 

]]>
Secretário de Estado contactou com o projeto de referência da escola S. Gonçalo http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/secretario-de-estado-contactou-com-o-projeto-de-referencia-da-escola-s-goncalo

Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, esteve em Torres Vedras no âmbito de um périplo em que visitou projetos de referência do Desporto Escolar.

O mesmo aconteceu no dia 3 de junho, tendo-se iniciado na Marinha Grande, a que se seguiu uma deslocação à Escola Básica 2,3 de São Gonçalo, que é uma escola modelo do Projeto "DE+", do Desporto Escolar, o qual tem como objetivo premiar o mérito pedagógico, desportivo e organizacional das escolas e a respetiva articulação com os projetos educativos. Trata-se de um mecanismo de reforço do crédito horário aos clubes de Desporto Escolar que cumprem um conjunto de critérios de qualidade definidas.

O referido estabelecimento de ensino torriense é considerado uma escola modelo do Projeto "DE+" pelo facto de desde 2009 ser uma referência nacional e internacional na aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento do Voleibol Feminino.

De referir a este propósito que o Grupo-Equipa de Voleibol Feminino do escalão de iniciados da escola de S. Gonçalo é um grupo de nível III, tendo-se constituído como grupo-equipa escolar federado, sendo que este ano essa equipa de sub-13 sagrou-se vice-campeã nacional.

Saliente-se que nos últimos 10 anos o Projeto Escolar de Voleibol da Escola Básica 2,3 de São Gonçalo esteve presente em 40 finais de torneios, campeonatos, nacionais e internacionais, de âmbito escolar e federado, tendo vencido 28 e obtido 12 segundos lugares. Participou em mais de 170 eventos desportivos de dimensão local, regional, nacional e internacional.

Desde o início deste projeto, três das jogadoras afetas ao mesmo foram convocadas para a Seleção Nacional de Voleibol Feminino.

]]>
Executivo Municipal aprovou projeto para Escola Básica do Ramalhal http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/executivo-municipal-aprovou-projeto-para-escola-basica-do-ramalhal

O projeto de construção da Escola Básica do Ramalhal foi aprovado na reunião do Executivo Municipal da passada terça-feira, dia 11 de junho.

A escola terá seis salas de aula para o 1º ciclo, três salas de atividades para jardim de infância e, ainda, espaços de apoio como sala de música, sala polivalente, refeitório com copa, biblioteca e espaços administrativos.

O complexo terá, ainda, uma área de recreio exterior, um pavilhão desportivo, um parque de estacionamento e uma zona para tomada e largada de crianças.

A obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros e tem um prazo de execução estimado de 24 meses a partir da data de adjudicação.

]]>
7 jun | "A parentalidade, o brincar e as dinâmicas em família" http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/7-jun-a-parentalidade-o-brincar-e-as-dinamicas-em-familia

É já no próximo dia 6 de junho, sexta-feira, que o auditório do Edifício Paços do Concelho recebe a última sessão, deste ano letivo, de Conversas com Pais 

"A parentalidade, o brincar e as dinâmicas em família", é o tema que nos traz Patrícia Figueiredo, Pedagoga. 

Nesta sessão serão desenvolvidas algumas dinâmicas que darão estrutura a uma conversa informal sobre a importância do brincar nas rotinas das famílias, contribuindo para a reflexão entre pais, permitindo o potenciar da sua relação entre os filhos.

Esperamos por si às 21h30.

Mais informações.

]]>
Escola de Verão na Universidade Nova - Nova Steam http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/escola-de-verao-na-universidade-nova-nova-steam

A FCT NOVA organiza a 1.ª edição da escola de verão NOVA STEAM Academy.

Alunos do 8.º ao 12.º ano de escolaridade vão ter oportunidade de participar em atividades de todas as áreas científicas da FCT NOVA.

Entre 1 e 12 de julho, os estudantes vão vivenciar a realidade universitária, estabelecendo contacto com investigadores e alunos da FCT NOVA para uma formação complementar ao seu currículo académico, num ambiente privilegiado. O programa da escola visa incentivar a curiosidade e estimular o gosto pelas áreas de ciências, engenharia, tecnologia, matemática e arte, contribuindo assim para uma escolha mais ponderada e informada do curso ou área de interesse para o futuro.

Do programa consta ainda um leque variado de atividades lúdicas e desportivas, desde workshops de dança e teatro a sessões de cinema e torneios de jogos, que visam estimular as competências sociais e criativas dos estudantes.

A metodologia STEAM, o acrónimo em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, aposta em atividades que incentivam os alunos a resolver problemas, a pensar disruptivamente e a beneficiar de uma aprendizagem interdisciplinar. Esta metodologia é importante no desenvolvimento da criatividade e imaginação, do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas, da capacidade de comunicação e colaboração, bem como da flexibilidade e adaptabilidade.

A NOVA STEAM Academy decorrerá no campus da FCT NOVA, nas semanas de 1 a 5 de julho e de 8 a 12 de julho. Cada aluno poderá frequentar uma das semanas ou ambas e as atividades encontram-se organizadas por escalões: para os alunos do 8.º e 9.º ano (escalão A) e para os alunos do 10.º ao 12.º ano (escalão B).

 

Inscreva-se aqui até dia 7 de junho.

Site oficial: https://novasteamacademy.fct.unl.pt/

]]>
Escola de Verão de Astronomia no IST http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/escola-de-verao-de-astronomia-no-ist

O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico lançou um novo projeto: a Escola de Verão de Astronomia (EVA).

Este projecto, destinado a alunos do secundário (10º, 11º e 12ºano) com motivação e curiosidade, visa promover o conhecimento da Astronomia e Astrofísica.. Ao longo de 3 dias, através de Palestras, Sessões de Problemas e Workshops, os participantes terão a oportunidade de aprender e aplicar o seu conhecimento nestas áreas. 

A escola realizar-se-á nos dias 10, 11 e 12 de Julho, no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Site EVA: https://nfist.pt/eva/

]]>
Oeste Infantil celebrou 30 edições com http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/oeste-infantil-celebrou-30-edicoes-com

“É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem” foi o tema da Grande Festa da Criança – 30ª Oeste Infantil, que decorreu entre 28 de maio e 1 de junho na Expotorres, em Torres Vedras. A frase que deu mote a esta edição – dita por uma criança de quatro anos, Raquel, na primeira edição da Oeste Infantil – resume, da melhor forma, o objetivo deste ano: celebrar as 30 edições do certame através de uma viagem dos mais pequenos pelo mundo dos adultos.

Cerca de 20 mil visitantes passaram pela Oeste Infantil ao longo dos cinco dias do evento, numa edição que contou com cerca de 800 colaboradores e em que se destaca a participação de cerca de 250 estagiários da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, da Escola Técnica e Profissional de Mafra e do Agrupamento de Escolas Madeira Torres. Sublinhe-se que a Oeste Infantil é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional, assim como outras instituições do Concelho.

Tal como nas primeiras edições, as crianças puderam pintar as unhas e arranjar o cabelo em cabeleireiros e salões de beleza, integrar o elenco de uma peça de teatro, tirar a carta de condução, vestir a farda da Guarda Nacional Republicana - GNR ou subir a motas da Polícia de Segurança Pública - PSP e ativar a sirene. Sem esquecer uma passagem pela discoteca ou a visita ao “Museu do Carnaval”, onde se podiam mascarar, tocar bombo e dançar ao som do Samba da Matrafona.

Até o “Oeste”, a moeda fictícia de que várias gerações se recordam, esteve de volta. Em 2019, além das notas, os mais pequenos recebiam um cartão multibanco que podiam utilizar num caixa automático criado especialmente para o efeito. Era ali que podiam levantar mais “Oestes” que permitiam “comprar serviços” e continuar a brincar nos cerca de 40 espaços de atividades dinamizados por 36 entidades que participaram nesta edição.

Nem Fernando Mendes ficou indiferente à Grande Festa da Criança. O ator e apresentador do programa “O Preço Certo” visitou o certame e teve oportunidade de participar numa versão do seu próprio programa feita para os mais pequenos.

No dia 1 de junho a Oeste Infantil esteve aberta ao público em geral, com milhares de famílias a passar pelo evento para celebrar o Dia Mundial da Criança. O dia contou com animação itinerante, pinturas faciais, uma demonstração de ginástica acrobática, um concerto e até atividades como a recolha de vestígios lofoscópicos e passeios de cavalo.

]]>
Construção da nova Escola Básica de Póvoa de Penafirme já está em curso http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/construcao-da-nova-escola-basica-de-povoa-de-penafirme-ja-esta-em-curso

Dezenas de crianças assistiram ontem, dia 29 de maio, ao lançamento da primeira pedra da futura Escola Básica de Póvoa de Penafirme. Este novo equipamento vai ter capacidade para cerca de 200 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

A cerimónia teve início com a bênção do terreno pelo reverendo diácono Horácio Félix, à qual se seguiu as intervenções do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme, do diretor do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Joaquim Pinto Gonçalves, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras afirmou estar convicto de que “a comunidade educativa torriense vai ficar mais enriquecida com este equipamento”, que se insere num “processo muito ambicioso que é termos todo o nosso território com centros educativos de última geração”.

A cerimónia prosseguiu com a assinatura da comunicação relativa à aprovação do plano de segurança e saúde, a leitura de uma carta escrita pelos alunos da atual Escola Básica de Póvoa de Penafirme e a assinatura do auto de notícia da obra, a que se seguiu o lançamento da primeira pedra da mesma.

A escola irá contar com cinco salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 130 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos.  Aos espaços de ensino irão juntar-se as seguintes valências: uma sala polivalente, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, uma copa, um refeitório, espaços de recreio coberto e descoberto e um ginásio/sala de desporto.

A construção deste novo equipamento representa um investimento total de 2.267.870 euros, tendo um custo elegível de 1.613.132,42 euros, o qual é cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A obra tem um prazo de execução de 20 meses e foi adjudica à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho.

]]>
ESCO | Alunos do Curso Técnico de Turismo recebem grupo de visitantes franceses http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-alunos-do-curso-tecnico-de-turismo-recebem-grupo-de-visitantes-franceses

Ser Técnico de Turismo é, numa primeira abordagem, ser anfitrião, gostar e saber receber!

E foi isso mesmo, que no passado dia 30 de abril, os alunos de 1º ano do Curso Técnico de Turismo da ESCO, Turma T7, acompanhados pela Coordenadora de Curso, Marta Matos, a professora de “Comunicar em Francês”, Ana Dulce Sobral e ainda o Coordenador do Museu do GEAL Lourinhã, Alexandre Audigane, fizeram.

No âmbito do seu Projeto Integrador de Curso, “Meeting Point | Tourisme Rendez-vous”, o qual, numa lógica de articulação curricular, desafia os alunos a desenvolverem várias atividades teórico-práticas que estimulem, entre outras, a aquisição de competências nos idiomas de Inglês e Francês, os alunos receberem um grupo de jovens franceses, oriundos da cidade francesa de Deuil-la-Barre, e acompanharam-nos numa visita guiada à fantástica Vila de Óbidos e ao evento “Festival do Chocolate”.

Assim, depois de uma sessão de acolhimento e apresentação do programa do dia desenvolvida pelos alunos no espaço do Turismo Centro de Portugal – delegação Óbidos, seguiu-se a exploração da Vila e dos seus principais recursos, de forma pedestre, e através da constituição de pequenos grupos mistos entre os visitantes franceses e os alunos de turismo que aqui assumiram o papel de “guias turísticos”.

E porque o Turismo é igualmente um setor de “Pessoas para Pessoas”, durante o tempo que passaram juntos na Vila de Óbidos, os jovens de ambos os países aproveitaram ainda para se conhecer melhor e recolher algumas características sobre o perfil individual do visitante.

Por tudo isto, esta atividade foi batizada com o nome “Les Lieux et les Gens” (os lugares e as pessoas), e foi muito prazeroso assistir, finda a atividade, à interessante partilha das informações recolhidas, onde participaram, em equipa, os jovens franceses e os alunos portugueses.

Neste projeto, onde também se celebrou a multiculturalidade, ficou uma vez mais bem explícito, que, apesar das diferenças, como alguém dizia, “é muito mais aquilo que nos une dos que o que nos separa”.

À bientôt!

Fonte: Gabinete de Comunicação ESCO

]]>
ESCO | Juntos pela Saúde e pelo Ambiente http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-juntos-pela-saude-e-pelo-ambiente

No passado dia 04 de maio, a ESCO celebrou o Dia da Atividade Física e Saúde e Dia EcoEscolas, com um evento no Parque da Várzea, em Torres Vedras.

Este evento foi a concretização de uma parceria entre o projeto integrador das turmas AS5 (Técnico Auxiliar de Saúde) e MEBE1 (Técnico de Massagens, Estética e Bem-Estar) e o Núcleo de Intervenção Primária da ESCO e teve a participação de alunos, professores, famílias e pessoal não docente.

Durante a manhã, houve uma caminhada, um passeio de Agostinhas, rastreios, massagens, uma aula de zumba e culminou com um almoço partilhado, no formato de piquenique.

A caminhada e o passeio de Agostinhas foram orientados por professores de Educação Física da Escola. Os rastreios de glicémia, tensão arterial e Índice de Massa Corporal foram assegurados por alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, orientados pela professora de Saúde. As massagens e a aula de Zumba foram da responsabilidade dos alunos do Curso Técnico de Massagens, Estética e Bem-Estar. A aula de Zumba foi um momento de exercício e animação, dinamizado com a colaboração voluntária do instrutor David Roque. Durante as atividades, decorreram ainda jogos tradicionais.

A manhã terminou com um agradável piquenique, em ambiente de convívio entre todos os participantes.

Fonte: ESCO - Gabinete de Comunicação

]]>