Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Espaço dos Dinossauros está a funcionar em Santa Cruz http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/espaco-dos-dinossauros-esta-a-funcionar-em-santa-cruz

Os veraneantes de Santa Cruz podem saber mais sobre a temática dos dinossauros num espaço dinamizado pela Sociedade de História Natural situado no parque municipal de jogos desta estância balnear.

(…)

Trata-se do “Espaço dos Dinossauros – Laboratório de Paleontologia de Verão”, o qual foi oficialmente inaugurado dia 25 de julho.

Relacionada com a comemoração do 20.º aniversário daquela associação, a criação deste espaço (situado mais concretamente no local onde funcionou o Santa Bar) pretende não só divulgar o trabalho efetuado pela mesma, mas também proporcionar uma interação com o património paleontológico num contexto da rotina de trabalho em laboratório.

A ideia base desta iniciativa é permitir um contacto direto e interativo da população e turistas com o trabalho diário de preparação de vertebrados fósseis.

Prevê um conjunto de atividades pedagógicas destinadas a programas de atividades de tempos livres para crianças, as quais são dinamizadas no âmbito do serviço educativo municipal “Quero ser Cientista”. De referir ainda que em duas semanas este espaço já recebeu mais de 700 visitas.

(...)

Mais informações aqui.

]]>
"Tempo de Férias" de Verão volta a animar férias de crianças e jovens http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/tempo-de-ferias-de-verao-volta-a-animar-ferias-de-criancas-e-jovens

A Câmara Municipal de Torres vedras, entre os dias 26 de junho e 28 de julho, em tempo de férias escolares, voltou a proporcionar a crianças e jovens do concelho, diferentes propostas para a ocupação de tempos livres, através de mais uma edição do programa Tempo de Férias.

A edição verão 2017, contou com 1115 participações de crianças e jovens dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, residentes no concelho.

Durante as 5 semanas de atividades, fizeram parte do programa, um vasto conjunto de atividades, nomeadamente idas à praia, ao Parque Aquático de Santarém, piscina do Vimeiro, ao Vimeiro Clube Aventura e ao Parque Aventura Cova da Baleia. Foram também muitas as atividades desportivas (equitação, ténis, surf, minigolfe, padlle, hóquei em campo, kinball e paintball) e outras atividades (tiro com arco, slide, arborismo, slackline, watergames, carrinhos de rolamentos e muitos outros jogos) em colaboração com a empresa Dinâmicas Naturais e com o Clube de Ténis de Torres Vedras. Do programa fizeram parte duas idas ao cinema e participações em atividades dos serviços educativos do município, como o Centro de Educação Ambiental, os Ateliês do “Quero ser Cientista” e a participação em todas as atividades proporcionadas na Tenda Pedagógica do Ocean Spirit, não deixando de fora a descoberta da cidade de Torres Vedras através da realização de peddy-paper disponibilizado pelo serviço educativo do Museu Municipal Leonel Trindade.

Nas pausas letivas do Natal e da Páscoa, o Município voltará a dinamizar um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas.

   

   

]]>
Equipa de Robótica da S. Gonçalo torna-se Campeã Mundial no Japão http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/equipa-de-robotica-da-s-goncalo-torna-se-campea-mundial-no-japao

Entre os dias 27 e 31 de julho, decorreu no Japão, mais uma edição Robocup, evento este que promove o desenvolvimento de robôs inteligentes, definindo e executando concursos que são utilizados por cientistas e estudantes de todo o mundo, no qual são testados e dados a conhecer robôs em cenários atraentes e realistas.

O Agrupamento de Escolas de São Gonçalo fez-se representar na RoboCupJunior, liga em que os participantes têm entre 11 e 19 anos, tendo como principal objetivo fornecer um local para a aprendizagem colaborativa de todos os membros da equipa, através da cooperação, enfrentando diferentes desafios e competindo em diferentes temas.

A equipa de Robótica continua assim a dar cartas na área da programação e da robótica, arrecadando o 1º lugar na liga Soccer, 1º lugar na liga Rescue e 1º lugar na liga OnStage.

É com orgulho que o Município acompanha e apoia a equipa de Robótica do Agrupamento São Gonçalo que com muito esforço e dedicação se torna Campeã Mundial do RoboCupJunior.

]]>
4º Fluxo de mobilidades – Erasmus+ - Missão Educar – Professores em Ação na Europa http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/4-fluxo-de-mobilidades-erasmus-missao-educar-professores-em-acao-na-europa

No âmbito do programa Erasmus+ - Projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa”, o docente do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Jorge Rocha, esteve presente em Dublin, Irlanda, entre os dias 25 de junho e 2 de julho de 2017, a frequentar um curso estruturado.

The best Social Media and Web Solutions for your Classroom, foi o curso que o docente teve oportunidade de frequentar, juntamente com professores de outras 7 nacionalidades e que tinha como principal objetivo o estudo e aplicação de ferramentas Web na ótica da sua aplicação ao contexto pedagógico.

O próximo fluxo de mobilidades será realizado no início de 2018, tendo como país de destino Itália, onde os professores irão frequentar o curso Tablets and Smartphones: using mobile devices as educational tools.

]]>
Nova oferta formativa do Politécnico de Leiria dinamizará Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/nova-oferta-formativa-do-politecnico-de-leiria-dinamizara-torres-vedras

Foi ontem assinado, no Edifício dos Paços do Concelho, o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), numa sessão presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Pela formalização deste acordo, o IPL reforça a sua oferta formativa e Torres Vedras verá dinamizado o seu centro histórico.

Torres Vedras traz, desta forma, o ensino superior público para a cidade, pretendendo-se criar um bairro universitário em pleno centro histórico, já que as aulas decorrerão em diversos espaços e os alunos que necessitarem, ficarão alojados em habitações. Com a assinatura deste protocolo de colaboração a Câmara Municipal de Torres Vedras tem em vista, como referiu o presidente da autarquia, Carlos Bernardes, a fixação de população jovem no seu território, bem como a dinamização do centro histórico pela ocupação/aproveitamento de espaços comerciais desocupados ou devolutos desta zona, ao mesmo tempo que garante a qualificação de mão-de- obra para as mais de 11 mil empresas existentes no concelho.

Já o Instituto Politécnico de Leiria lançou, assim, um novo núcleo de formação com a finalidade de criar turmas de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de “Apoio à Gestão”, “Inovação e Tecnologia Alimentar”, “Intervenção Social e Comunitária”, “Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial” e “Programação de Sistemas de Informação”. As candidaturas aos referidos cursos decorrerão até 11 de agosto e os interessados poderão obter informação presencial no Torres Vedras LabCenter ou no setor da Educação da Câmara Municipal. Os cursos vão funcionar em regime diurno, a partir de setembro, terão cerca de 20 vagas cada e funcionarão no espaço do Torres Vedras LabCenter, Fórum das Associações e Cooperativa de Comunicação e Cultura. Os cursos escolhidos estão em funcionamento nas três escolas do IPL, já foram testados e, segundo o presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Mangas, “foram escolhidos em função da dinâmica empresarial de Torres Vedras”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que presidiu à sessão, realçou a importância desta iniciativa que em muito contribui para a qualificação dos jovens, a par da criação de emprego.

Mais informações aqui

]]>
Vaivém Oceanário traz literacia azul a Santa Cruz http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/vaivem-oceanario-traz-literacia-azul-a-santa-cruz

Enquanto na Praia do Mirante decorre a ação do Santa Cruz Ocean Spirit, no centro de Santa Cruz o festival volta a receber o Vaivém Oceanário, com a vertente de educação ambiental, e que “assentou arraiais” no Largo Jaime Batista da Costa. A iniciativa visa oferecer experiências educativas e ensinar a conservar a natureza. Além disso leva também o Santa Cruz Ocean Spirit para o centro de Santa Cruz.

Desde o primeiro dia em Santa Cruz, o projeto já recebeu 800 a 900 participantes. “A ideia é levar literacia azul a todos. Falar não só sobre o Oceanário, mas sobre o oceano”, começa por explicar Tomás Santos, responsável pelo Vaivém Oceanário, um projeto do departamento de educação do Oceanário de Lisboa e que já chegou a mais de 220 mil participantes num total de 188 municípios.

“Este é um projeto para todas as idades. Não é só para as crianças. O objetivo é explorar esta ligação que  temos com o mar, porque precisamos conhecer para proteger. Essa é a principal mensagem. Queremos que percebam que tipo de ecossistemas podemos encontrar em Portugal, que tipo de espécies, desmistificar muitas ideias pré-concebidas, desde o antigamente até aos dias de hoje.  A sessão é dividida em duas partes. O interior do Vaivém funciona como uma sala de cinema, com apresentações de acordo com a faixa etária e aí exploramos vários temas. O tema principal “Portugal é mar”  versa a nova definição do território português, falamos das  profissões ligadas ao mar, da biodiversidade da nossa costa, tocamos em assuntos como consumo sustentável de peixe e marisco, a alteração de comportamentos em relação ao lixo, o efeito que esse lixo depois tem na cadeia alimentar”, enumera Tomás Santos.

O Vaivém Oceanário estará em Santa Cruz até ao dia 23, último dia do Santa Cruz Ocean Spirit, todos os dias das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30. Este é um projeto que projecto que percorre o país de janeiro a dezembro, e que tem como próxima paragem a Praia da Vieira, de 1 a 7 de agosto.

 

]]>
Exposição http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/exposicao

De 4 de julho a 31 de agosto, a AIDGLOBAL promove, no Instituto Português do Desporto e Juventude, no Parque das Nações, a Exposição de entrada livre “Rostos do Mundo”, composta por obras da autoria dos alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras.

Esta Exposição, que integra o projeto “Educar para Cooperar: A Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, apresenta, ao público, 51 máscaras em papel reciclado, realizadas no âmbito das disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET), sob a orientação da professora Olga Ferreira. O projeto tem como objetivo aumentar o conhecimento dos alunos relativamente aos povos existentes no mundo.

Após um processo de investigação e da criação das máscaras, os jovens prepararam apresentações, dirigidas aos professores e colegas, que se traduziram em formas de defesa da Diversidade, Interculturalidade e Direitos Humanos.

Leve a sua família até ao Parque das Nações conhecer estes Rostos do Mundo!

]]>
Brincar Mais na Escola http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/brincar-mais-na-escola

No final do passado mês de junho a Direção Geral da Educação em conjunto com a Direção Geral da Administração Escolar emitiu uma circular com algumas instruções interpretativas no âmbito do Despacho normativo n.º 4-A/2016, de 16 de junho, o qual estabelece as regras a que deve obedecer a organização do ano letivo nos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

A circular esclarece que, em relação ao 1.º ciclo, a componente letiva dos docentes inclua o tempo do intervalo entre as atividades letivas. O que significa que os alunos terão 30 minutos diários a menos no seu horário. Esta redução poderá significar que começarão mais tarde as aulas, sairão mais cedo ou terão um intervalo de almoço maior, deixando mais tempo para os alunos brincarem.

Celebrou-se no dia 28 de Maio o Dia Mundial do Brincar´, criado em 1999 com o intuito de comemorar o artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança, da ONU, que consagra o direito da criança a brincar.

“Brincar é normal, desejável, pedagógico e terapêutico, além de ser uma atividade com ganhos biológicos, psicológicos e sociais”(Mário Cordeiro).

A brincadeira tem um papel muito importante na vida das crianças, desde os primeiros meses de idade. É uma forma de aprender, socializar, saber lidar com o outro, gerir emoções positivas e negativas e até gerir e resolver conflitos.

As crianças hoje em dia têm o seu tempo tão organizado e planeado que a brincadeira e o recreio são dos únicos tempos onde podem exprimir-se livremente e realizar as atividades que mais gostam. A brincadeira é parte integrante da vida das crianças logo deve ser parte integrante da escola.

De acordo com o pediatra Mário Cordeiro, “Brincar, depois estruturado em jogo, quando o “outro” surge como parceiro, ajuda a empreender estratégias, raciocinar, saber perder e saber ganhar, partilhar, interagir… e divertir. Sendo um excelente fator protetor brincar sozinho, também é igualmente importante saber brincar com os outros.”

]]>
Funcionamento do Torres Vedras Labcenter é até ao momento um sucesso http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/funcionamento-do-torres-vedras-labcenter-e-ate-ao-momento-um-sucesso

Quase dois meses após a sua inauguração, o Torres Vedras LabCenter regista mais de 3 mil utilizadores.

No mês de junho, a título de exemplo, foram contabilizadas mais de 1.500 pessoas neste equipamento.

Nesse espaço já foram dinamizados mais de 15 eventos diferenciados, desde um para o público-alvo da Feira Final Empreender Criança e Robótica (num sábado durante todo o dia), até outros para alunos do ensino secundário (envolvendo jovens da Escola de Serviços e Comércio do Oeste e da Escola Secundária Madeira Torres), passando por sessões de formação e de conhecimento direcionadas de, e para, empresas do concelho. De referir também que o LabCenter já acolheu um jantar-debate subordinado à temática: "Inovação no Setor Agroalimentar".

(…)

Promovido pela Câmara Municipal, envolve também o ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) com quem foi assinado um protocolo, tendo ainda sido assinados memorandos de entendimento no âmbito deste projeto com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas São Gonçalo, o Instituto Politécnico de Leiria, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. Conta também com a parceria de um conjunto de associações torrienses: Estufa, LabAberto, Hipólito e ARADO.

Mais informação aqui

]]>
Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste foi criada http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/rede-intermunicipal-das-bibliotecas-do-oeste-foi-criada

Foi assinado ontem, dia 22 de junho, na sede da OesteCIM, o Protocolo de Cooperação para a Constituição da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste.

O protocolo celebrado entre a OesteCIM, municípios do Oeste e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tem origem na recente criação do Grupo de Trabalho Intermunicipal das Bibliotecas Municipais da Região Oeste.

A constituição deste grupo de trabalho tem como principal objetivo melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, potenciando o seu desenvolvimento pessoal e comunitário através da qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, ações de disponibilização e atualização dos diferentes recursos e serviços.

Consolidar públicos existentes e atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas, são igualmente objetivos deste grupo de trabalho recentemente constituído.

Antes da assinatura do protocolo, os presentes tiveram oportunidade de ouvir Silvestre Lacerda (diretor-geral da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e Pedro Folgado (presidente da OesteCIM), que referiram a importância da criação da Rede de Bibliotecas, não só para a dinâmica intermunicipal, mas também para a valorização do livro, do saber e das bibliotecas enquanto espaços públicos.

]]>