Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras ESCO no Festival Gastronómico do Cooking@Sea http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-no-festival-gastronomico-do-cookingsea

A ESCO, enquanto escola parceira do projeto Cooking@Sea, do Erasmus +, fez-se representar entre os dias 13 e 15 de junho, com um grupo de 4 professores, em Valência, Espanha, no 2ª encontro do projeto que incluiu formação para os professores/formadores e um festival gastronómico. 

Em Valência, os professores/formadores da área de cozinha abordaram novas tendências com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade, o que se refletirá na formação dos alunos. Assim, a formação incidiu na área da gastronomia valenciana, utilizando produtos e receitas típicas da região.  No primeiro dia, os participantes visitaram o Mercat Central de Valência, podendo observar e degustar alguns dos produtos da zona costeira e não só. Nestes dias, além da formação em cozinha, tiveram lugar reuniões da equipa internacional de coordenação relacionadas com o desenvolvimento do projeto. Já no dia 15, decorreu um festival gastronómico, com a exposição de produtos regionais de origem das escolas e centros de educação presentes. A ESCO apresentou variados produtos da região de Torres Vedras e da Lourinhã, tendo havido uma excelente recetividade à qualidade dos produtos expostos.   

Este projeto envolve, além da ESCO, 5 escolas/entidades da Holanda, Reino Unido, França, Estónia e Espanha e outros encontros se sucederão até 2020.

O próximo encontro terá lugar em outubro deste ano, na Estónia, e centrar-se-á na continuação da formação dos professores/formadores.  

 

Fonte: Esco

]]>
Conversa com pais - Dr. Joaquim Silva http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/conversa-com-pais-dr-joaquim-silva

O ponto de partida é consciencializar os adultos que deixarão de viver como um casal conjugal e que passarão a ser um “casal parental”. Esta consciência adquire-se aplicando algumas metodologias, testadas, que têm por objetivo mudar o comportamento das famílias das crianças, muitas vezes, recorrendo a equipas de profissionais de diversas áreas (psicologia, mediação, terapeutas, psiquiatras, etc.). Nesta sessão de Conversa com Pais, foram dadas a conhecer as razões pelas quais se intervém em prol das crianças desprotegidas e quais os modelos práticos usados recorrendo a exemplos de casos concretos.

A apresentação utilizada pelo Dr. Joaquim Silva poderá ser solicitada através do seguinte email:

filipasousa@cm-tvedras.pt

]]>
"De volta à escola" | Esco proporciona encontro de Ex alunos http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/de-volta-a-escola-esco-proporciona-encontro-de-ex-alunos

No âmbito da comemoração dos 25 anos da ESCO, irá decorrer no próximo dia 23 de junho, no período da manhã, o encontro de ex-alunos "De Volta à escola". 

]]>
Promover a leitura, incentivar a criação http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/promover-a-leitura-incentivar-a-criacao

Anualmente a editora Caminho realiza um concurso intitulado “Uma Aventura Literária”. Este compreende 5 modalidades: texto original, crítica literária, desenho, teatro e Olimpíadas da História. Nós, na Escola Básica 2,3 de Maxial, temos como prática pedagógica incentivar os alunos à participação no mesmo e já contamos com alguns prémios em edições anteriores.

No presente ano 4 alunos do 5º ano turma B participaram na modalidade de desenho e obtiveram uma menção honrosa com um dos trabalhos. Duas alunas do 5º ano A e B participaram nas Olimpíadas da História, analisando a obra “Em Roma sê romano”. Produzimos um vídeo sobre o modo de vida dos romanos e também nesta modalidade obtivemos uma menção honrosa, tendo sido a primeira vez que se participou nesta modalidade. O 6º ano abordou a obra “As invasões francesas e a corte no Brasil” com foco principal na Batalha do Vimeiro.

Duas alunas do 6º ano turma A participaram na modalidade de crítica literária e comentaram a obra “O dia do terramoto”, alcançando o 1º lugar. Refira-se que, na edição deste ano houve 14.643 trabalhos a concurso, a maior participação de sempre.

Um primeiro prémio e duas menções honrosas deixaram-nos muito orgulhosos, mas também com um grande sentido de responsabilidade face às participações futuras.

Considerando a entrega dos prémios e a visita à Feira do Livro de Lisboa, o corolário de toda esta atividade, solicitámos à Câmara Municipal o pedido de transporte para a cerimónia que decorreu no dia 11 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes às 14.30.

Agradecemos desde já ao gabinete da educação da Câmara Municipal de Torres Vedras na pessoa da senhora Vereadora Laura Rodrigues a possibilidade de estarmos presentes na cerimónia bem como a estreia dos nossos alunos como visitantes na Feira do Livro de Lisboa, tendo havido lugar à inevitável compra de livros, participação em passatempos das editoras e até nem faltaram as tradicionais farturas.

O nosso obrigada e até para o ano.

As professoras,

 

Fonte:Escola Básica 2,3 de Maxial

]]>
Milhares de crianças na Grande Festa da Criança - 29º - Oeste Infantil http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/milhares-de-criancas-na-grande-festa-da-crianca-29-oeste-infantil

Campos de futebol de “palmo e meio”, slide e insufláveis encheram de cor o recinto da Expotorres, que foi “invadido” por crianças de todo o Concelho durante os últimos dias. A Grande Festa da Criança – 29º Oeste Infantil voltou a Torres Vedras entre os dias 5 e 9 de junho, sob o tema “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos”.

Entrar no Pavilhão da Expotorres era, assim, como dar um mergulho nas profundezas de um Oceano onde se alertavam os mais pequenos para a importância da sustentabilidade do planeta, através de atividades lúdicas e pedagógicas que iam desde a distribuição de pequenas alfaces, à projeção de filmes, passando por tirar água do poço ou por limpar as profundezas do mar.

15 mil visitantes passaram pela Grande Festa da Criança ao longo dos cinco dias do evento, que se destina a crianças entre os 3 e os 12 anos. Cerca de 270 alunos estagiários de escolas profissionais colaboraram na dinamização das atividades, juntando-se aos cerca de 800 colaboradores de todas as entidades envolvidas.

34 entidades deram forma a esta edição da Oeste Infantil, entre creches, escolas, centros sociais, associações, Guarda Nacional Republicana – GNR, Polícia de Segurança Pública – PSP e outras entidades ligadas ao universo infantil, que dinamizaram os mais de 40 espaços que se dividiam pelos dois pavilhões.

O evento teve início no Dia Mundial do Ambiente e contou com a presença de João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, e José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. A Grande Festa da Criança – 29º Oeste Infantil, organizada pelo Município de Torres Vedras em parceria com as escolas das redes pública, privada, solidária e profissional e outras instituições do Concelho, contou com a RadiOeste como parceira.


Veja o vídeo.  

]]>
Alunos Torrienses venceram "Concurso de empreendedorismo nas escolas 2017/2018" http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/alunos-torrienses-venceram-concurso-de-empreendedorismo-nas-escolas-20172018

Foram conhecidos no dia 26 de maio no Fórum Romeira, em Alenquer, os vencedores do "Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018", realizado no âmbito da candidatura da Promoção do Espírito Empresarial da Região Oeste, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).

Neste concurso participaram 508 alunos das escolas da região Oeste, que apresentaram no total 146 projetos.

Na cerimónia de entrega dos prémios foram apresentados 19 projetos de alunos finalistas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e entregues os prémios e certificados de participação. Para além dos prémios aos alunos também foram entregues prémios ao "Município Mais Empreendedor" e "Município Mais Criativo" e à "Escola Mais Empreendedora" e "Escolas Mais Criativas".
 
A Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras arrecadou o primeiro prémio do ensino básico com o projeto "V(ê) Torres", o qual consiste num Robô Guia Turístico para conhecer a cidade de Torres Vedras a pé. Este robô circula autonomamente, interage com o público e fala seis línguas, tendo sido concebido no âmbito da atividade de enriquecimento curricular de Robótica, a qual é promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, por meio do seu clube de Robótica.

Torres Vedras esteve ainda representado neste concurso no âmbito do ensino secundário pelo Externato de Penafirme que apresentou o projeto “Lit' Hussein”. Trata-se da criação de uma marca de vestuário com características inovadoras e específicas, de modo a fornecer ao consumidor o melhor conforto e uma maior utilidade possíveis. Um dos principais projetos do “Lit' Hussein” será um casaco multifunções e produtos de vestuário unissexual.

Os projetos foram avaliados e valorizados tendo em conta os critérios de: inovação da ideia de negócio (criatividade e originalidade); viabilidade da ideia de negócio (possibilidade de concretização da ideia); estruturação do formulário (Plano de Negócios); trabalho de campo (recolha e pesquisa); e empenho dos alunos. Esses critérios incluíram ainda contatos com empresas, manuseamento de fontes de informação secundárias e a realização de maquetes ou protótipos.

A Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras com o projeto “V(ê) Torres” irá representar a OesteCim no 5.º Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas da Região Centro, que decorre no próximo dia 7 de junho na Covilhã.

]]>
ESCO no Festival da Robótica 2018 |25-29 de abril http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-no-festival-da-robotica-2018-25-29-de-abril

A ESCO associou-se ao Festival Nacional da Robótica 2018, de 25 a 29 de abril de 2018, na Expotorres, em Torres Vedras, com alunos das turmas do Curso Técnico de Programação e Sistemas Informáticos, Curso Técnico de Turismo e Curso Técnico de Restaurante/Bar.

A turma PSI3, do Curso Técnico de Programação de Sistemas Informáticos, acompanhada pelo coordenador de curso Álvaro Brito e pelo professor António Gonçalves, do Lab Aberto, promoveu workshops sobre os projetos que têm desenvolvido de Rover, Asas, Drones, Impressão e Modelagem 3D e Servidor Cloud.

A turma T6, do Curso Técnico de Turismo, assegurou o apoio logístico geral à organização do evento, monitorizada pela coordenadora de curso, Marta Matos, integrando as equipas de receção e check-in, informações, gestão do espaço de competição e apoio a oradores, nos Encontros Científicos, que decorreram nos Paços do Concelho, em paralelo com a competição, que se desenvolveu nos pavilhões da Expotorres.

A ESCO colaborou ainda, no dia 27, dia da inauguração oficial, com um serviço de Coffee Break da responsabilidade da turma H10 do Curso Técnico de Restaurante/Bar, orientada pelo professor João Malaquias.

 

Fonte: ESCO - Gabinete de Comunicação

]]>
Perfil versus Competências do Profissional do sec. XXI | ESCO promove Tertúlia entre empresários e alunos http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/perfil-versus-competencias-do-profissional-do-sec-xxi-esco-promove-tertulia-entre-empresarios-e-alunos

A ESCO, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, no âmbito do programa de atividades de comemoração dos 25 anos de existência promoveu no passado dia 19 de abril uma tertúlia entre empresários e alunos, onde se procurou aferir o perfil e as competências, necessários, para o profissional do século XXI.

“ESCO - Uma Escola de Afetos” deu o mote para as comemorações dos 25 anos, nesse sentido esta tertúlia teve a intenção de estreitar relações entre os alunos e profissionais que, em diferentes áreas de negócio e contextos profissionais, têm a responsabilidade de decidir sobre a contratação e gestão de carreiras, dentro das empresas. 

“Esta tertúlia foi um momento de partilha muito interessante, direcionada para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos, que puderam interagir com alguns profissionais que nos trouxeram os seus percursos de vida tão inspiradores. Esta é uma forma de dizer aos nossos jovens que é possível ser um profissional de sucesso e que esta realidade está ao seu alcance. Para isso, a escola além de transmitir competências técnicas, deve trabalhar as competências de que hoje tanto ouvimos falar, que são as soft skills e que foram tão faladas esta tarde.                                                                                                                                                                     

É importante que os jovens de hoje treinem estas competências e que tenham foco no que pretendem para o seu futuro.  A sociedade pede pessoas criativas, inovadoras, flexíveis, disponíveis para o trabalho em equipa e eu diria, queremos pessoas que não deixem de sonhar e que acima de tudo sejam felizes.

Uma palavra de agradecimento muito especial a estes empresários, pela generosidade na partilha das suas experiências profissionais e também os conselhos que deixaram a estes jovens, abrindo-lhes novos horizontes.”, refere Júlia Alfaiate, diretora da ESCO.

Nesta iniciativa foram abordados temas como, o curriculum vitae ideal; o perfil do profissional do futuro; as competências mais valorizadas; as novas profissões; o mercado de trabalho global; as profissões que tendem a desaparecer, os conceitos out of the box,  out of the office, freelancer; entre outros.

Durante este ano, a ESCO será palco de uma série de iniciativas que irão privilegiar os afetos com toda a comunidade educativa, em primeiro lugar com os seus alunos, promovendo sentimentos de pertença e referência à escola, mas também com os pais, os encarregados de educação, os professores, as empresas, as instituições e muitos mais.

 

Fonte: ESCO - Gabinete de Comunicação

]]>
III ENCONTRO NACIONAL - “LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM”  - (Re)pensar o papel do aluno num contexto de mudança http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/iii-encontro-nacional-laboratorios-de-aprendizagem-repensar-o-papel-do-aluno-num-contexto-de-mudanca

No dia 29 de junho de 2018, terá lugar na  Escola Secundária de Loulé, o III Encontro “Laboratórios de Aprendizagem”.

Trata-se de uma iniciativa da  Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, dinamizado pela equipa de embaixadores da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem”.

Este evento é dirigido à comunidade de professores, educadores e outros profissionais interessados na temática da educação.

O programa centra-se na temática da inovação no ensino e na aprendizagem - “(Re)pensar o papel do aluno no contexto de mudança”. Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma intervenção de Marco Bento - Investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM), participar em workshops sobre temáticas variadas e assistir a um painel sobre  “Laboratórios de Aprendizagem: dinâmicas inovadoras nas nossas escolas - partilha de boas práticas”.

O evento é gratuito, com número limitado de inscrições, e é creditado como ação de curta duração (5 horas).

Programa do evento

Formulário de inscrição

Para eventuais esclarecimentos, poderá enviar uma mensagem para: embaixadala-fcl@dge.mec.pt

 

Fonte:Laboratórios de Aprendizagem

Universidade do Minho

]]>
Tempo de férias - Verão 18 - Inscrições abertas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/tempo-de-ferias-verao-18-inscricoes-abertas

Preparámos atividades muito divertidas para as férias da Verão!
O Tempo de Férias - Verão 2018 está à porta.

De 25 de junho a 27 de julho há um vasto conjunto de atividades à escolha dos mais pequenos.

Esta iniciativa - de tipo não residencial - destina-se a crianças residentes no Concelho de Torres Vedras ou a frequentarem o 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico  também no concelho e o local de concentração é a Escola Básica 2, 3 de S. Gonçalo (Torres Vedras).

As vagas dispoíveis são limitadas a 225 crianças, sendo 25 vagas limitadas ao 3º Ciclo do Ensino Básico. 

Datas:
1.ª semana: 25 a 29 de junho (inscrição até dia 20 de junho)

2.ª semana: 2 a 6 de julho (inscrição até dia 27 de junho)

3.ª semana: 9 a 13 de julho (inscrição até dia 4 de julho)

4.ª semana: 16 a 20 de julho (inscrição até dia 11 de julho)

5.ª semana: 23 a 27 de julho (inscrição até dia 18 julho)

 

Mais informações aqui. 

]]>