Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Matrículas na Rede de Ensino Público 2018/2019 http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/matriculas-na-rede-de-ensino-publico-20182019

O Despacho normativo nº6/2018, de 12 de abril, vem regulamentar o regime de matrícula e de frequência no ensino público para o próximo ano letivo 2018/2019.

Neste sentido, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) dsponibilizou na sua página de internet um documento com as perguntas mais frequentes relativo a Matrículas na Rede de Ensino Público, que poderá consultar aqui. 

O Despacho Normativo nº6/2018, de 12 de abril, está disponível para download aqui.  

 

 

]]>
25 MAI | Divorciam-se os pais, não as crianças!, nas conversas com pais http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/25-mai-divorciam-se-os-pais-nao-as-criancas-nas-conversas-com-pais

Esta sexta feira, as Conversa com Pais têm como tema "Divorciam-se os pais, nao as crianças!".

Joaquim Silva, orador convidado, irá explicar-nos as razões pelas quais se intervém em prol das crianças desprotegidas e quais os modelos práticos usados recorrendo a exemplos de casos concretos.

Venha saber mais e partilhar as suas questões, às 21h30 no Auditório do Edifício Paços do Concelho.

Mais informações aqui

]]>
Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com as ÓTICAS-OCT e a ColorADD equipam bibliotecas escolares com o código ColorADD para a inclusão do daltonismo http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/camara-municipal-de-torres-vedras-em-parceria-com-as-oticas-oct-e-a-coloradd-equipam-bibliotecas-escolares-com-o-codigo-coloradd-para-a-inclusao-do-daltonismo

A Câmara Municipal de Torres Vedras, as ÓTICAS-OCT e o Institutoptico, em parceria com a ColorADD, vão equipar as bibliotecas escolares da EB/JI de Ventosa, da EB de Torres Vedras, da EB/JI de Ponte do Rol, da EB/JI de Campelos e da EB/JI da Conquinha, com o código ColorADD (código de cores para daltónicos), de modo a tornar o daltonismo inclusivo e não discriminatório.

Para levar avante este projeto, o Grupo Institutoptico em conjunto com a ColorADD desenvolveram alguns materiais que disponibilizam às bibliotecas escolares para catalogar os livros de acordo com as Normativas estabelecidas pela UNESCO, onde a cor é um fator determinante na definição dos temas.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto de realização de rastreios visuais que a Câmara Municipal tem implementado, anualmente, desde o ano letivo 2014/2015 junto da comunidade escolar. A dinamização desta ação comtempla, sempre, uma sessão de formação e sensibilização aos professores sobre a importância da saúde visual, as principais ametropias, o tema daltonismo e o código de cores ColorADD, com a presença de Miguel Neiva, criador do código e projeto ColorADD e de Luís Gois Diretor Geral da ÓTICAS-OCT e Gerente do Grupo Institutoptico.

No decorrer dos rastreios, todos alunos tiveram oportunidade de participar numa atividade de inclusão do daltonismo com simulação e explicação da visão daltónica com a ColorADD Social.

 

]]>
Alunos das Aec's municipais apresentaram "Músicas do Mundo" http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/alunos-das-aecs-municipais-apresentaram-musicas-do-mundo

Alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho proporcionaram ao final da manhã deste sábado, dia 5 de maio, no Teatro-Cine, uma “volta ao mundo” musical.

Tratou-se do espetáculo de final de ano letivo das atividades municipais de enriquecimento curricular de Música e Percussão, o qual encheu o Teatro-Cine de familiares que vieram escutar os talentos musicais de dezenas de alunos que usufruíram das mesmas.

Neste espetáculo participaram alunos convidados das várias escolas públicas do concelho que usufruem daquelas atividades de enriquecimento curricular, que formaram um coro composto por cerca de 126 crianças (em representação de 53 turmas de 28 escolas básicas de 1.º ciclo do ensino básico do concelho), que interagiram com um grupo de cerca de 16 alunos de Percussão, tendo sido acompanhados por uma orquestra composta por 13 alunos da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e por alguns dos seus professores.

Na ocasião foram interpretadas canções tradicionais de alguns países, bem como algumas peças rítmicas criadas para o efeito. Nas peças interpretadas puderam ouvir-se e sentir-se as características de cada país, o respeito pelas origens do seu povo e pelas suas tradições. Este conjunto de temas de variadas formas e estilos de música pretendeu dar a conhecer às crianças participantes a riqueza da diversidade cultural existente num mundo cada vez mais global e globalizante, onde se torna pertinente tentar despertar a curiosidade das mesmas para esta realidade através dos sentidos, das emoções e da experimentação.

De referir que durante o corrente ano letivo todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade que frequentaram escolas públicas no concelho usufruíram da atividade de enriquecimento curricular de Música (1417), tendo desses, 209 ainda usufruído de Percussão (das escolas básicas de A dos Cunhados, Palhagueiras, Póvoa de Penafirme, Sobreiro Curvo, Maceira, Fonte Grada e Paúl).

No total, 2771 alunos usufruíram este ano letivo das atividades municipais de enriquecimento curricular.

A novidade no corrente ano letivo nestas atividades foi a introdução da “Um Dó, Li, Tá”, que abrangeu 497 alunos de turmas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade das escolas básicas Padre Vítor Melícias, Campelos, Ponte do Rol, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça e Ramalhal, bem como de turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade das escolas básicas da Aldeia Grande, Ereira, Matacães, Maxial e Sarge. Mediante esta atividade essas crianças tiveram oportunidade de usufruir de uma hora semanal de brincadeira livre sob a supervisão de um professor orientador, adquirindo também os principais valores de cidadania. Esta atividade de enriquecimento curricular dividiu-se em três modalidades básicas: brincar de faz de conta, considerada como a fundamental, da qual se originam todas as outras; brincar com materiais de construção; e brincar de regras.

As restantes atividades de enriquecimento curricular proporcionadas pela Câmara Municipal este ano letivo foram as seguintes: Inglês (em parceria com o Académico de Torres Vedras), abrangendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade; atividade física e desportiva (em parceria com a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e a Associação de Melhoramentos de A dos Cunhados), abrangendo os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade; Natação (também em parceria com estas últimas entidades), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade; Expressão Dramática (em parceria com o Académico de Torres Vedras), abrangendo as turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade dos agrupamentos de escolas S. Gonçalo e Padre Vítor Melícias; Triângulo de Artes, abrangendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade dos agrupamentos de escolas Madeira Torres e Henriques Nogueira e das escolas básicas da Aldeia Grande, Ereira, Matacães e Maxial; Golfe (em parceria com a Associação Clube de Golfe Campo Real), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da freguesia do Turcifal; Robótica (em parceria com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo), abrangendo alunos do 1.º ciclo do ensino básico deste agrupamento; e Surf (em parceria com o Noah Surf House Portugal), abrangendo todos os alunos das escolas básicas de Santa Cruz e Boavista.

 

    

 

 

 

]]>
Oferta formativa para os alunos do 9º ano do concelho foi de novo apresentada http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/oferta-formativa-para-os-alunos-do-9-ano-do-concelho-foi-de-novo-apresentada

Agora Escolhe!”. Pelo quarto ano a Câmara Municipal lançou este repto aos alunos do 9.º ano de escolaridade do concelho, por meio de uma mostra, que deu a conhecer a oferta formativa que têm à sua disposição no mesmo para prosseguirem os seus estudos no 10.º ano de escolaridade ou equivalente.

De iniciativa da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras, este evento realizou-se no dia 4 de maio, no Parque Regional de Exposições, com a participação das seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; Agrupamento de Escolas Madeira Torres; Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) – Núcleo de Torres Vedras; Centro de Informação Municipal à Juventude; Centro Qualifica – Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; EFIacontece; Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO); Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Profissional Cristóvão Colombo; Escola Profissional de Penafirme (SEMINFOR); e Externato de Penafirme.

Recorde-se que o funcionamento do “Agora Escolhe!” consiste na realização de um período de apresentações de curta duração onde cada entidade presente se apresenta e convida à visita do seu espaço de exposição onde se dinamizam atividades inseridas no perfil de cada curso que se pretende divulgar, o que acontece posteriormente com a supervisão dos professores que acompanham os alunos. Essas apresentações aconteceram paralelamente em dois espaços do pavilhão principal da Expotorres, com dois grupos a usufruírem das mesmas de manhã e outros dois à tarde.

(...)

Integrado nesta atividade teve lugar, também à noite e no Parque Regional de Exposições, uma sessão da iniciativa “Conversas com Pais”, intitulada “Toda a gente pode ser tudo”, em que foi apresentado o projeto de Inovação Social "SDO - Sonhadorismo" por Rui Loureiro, que foi acompanhado por Timóteo Santos, o rapper NBC, que efetuou na ocasião um pequeno showcase. Esse projeto já tinha sido, de resto, apresentado na "Futurália", uma mostra semelhante mas de âmbito nacional e destinada preferencialmente aos alunos do 12.º ano de escolaridade.

Mais informação sobre o "SDO" pode ser obtida no respetivo site.

(...)

De referir que esta quarta edição do “Agora Escolhe!” foi uma organização da Câmara Municipal, com o apoio da empresa Servimicro e da turma do 3.º ano do curso profissional técnico de Turismo da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Veja a notícia completa aqui

 

                      

                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

]]>
Projeto Escolar "Coastwatch" tem vindo a ser desenvolvido no concelho http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/projeto-escolar-coastwatch-tem-vindo-a-ser-desenvolvido-no-concelho

O projeto “Coastwatch” tem vindo a ser desenvolvido há vários anos no concelho.

Trata-se de um projeto internacional, coordenado há 28 em Portugal pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território (GEOTA), mediante o qual grupos que participam em campanhas anuais monitorizam 500 metros da faixa costeira, registando informação sobre a Biodiversidade existente, a zonação costeira, a poluição e as principais ameaças existentes. 

O Município é coordenador regional do projeto.

Na campanha de 2017/2018, sob o tema “Deixa a tua praia respirar”, o litoral torriense foi monitorizado por turmas do Externato de Penafirme, da Escola Básica do 1.º Ciclo dos Campelos e da Escola Básica do 1.º Ciclo da Póvoa de Penafirme, que percorreram um total de 8km. De referir que os dados recolhidos pelos alunos são partilhados na plataforma nacional respetiva, permitindo fazer a caracterização da faixa costeira do país.

Este projeto conta com o apoio logístico e técnico do Município e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira. 

]]>
Estratégia Nacional de Competências OCDE e governo português apresentaram relatório http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/estrategia-nacional-de-competencias-ocde-e-governo-portugues-apresentaram-relatorio

Foi apresentado no passado dia 4 de maio, em Lisboa, o relatório "Estratégia Nacional de Competências" cujo objetivo central é o fortalecimento do sistema de educação e formação de adultos.

A abrir os trabalhos foi projetado o vídeo com o mesmo nome – Estratégia Nacional de Competências – no qual o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira tem uma forte participação. 

A apresentação do relatório coube a Andreas Schleicher, da OCDE, tendo o mesmo sido comentado por Alison Crabb, da Comissão Europeia. O período de debate veio dar voz a um painel moderado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no qual participaram António Figueiredo, da Quartenaire, Dina Soeiro, do Instituto Politécnico de Coimbra, Francisco Duarte, da Bosch e Luís Rothes, do Instituto Politécnico do Porto.

A manhã terminou com as intervenções do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Ministro da Educação.

Veja aqui o vídeo e consulte o relatório aqui

 

Fonte: Centro Qualifica | Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

]]>
Torres Vedras com "uma das melhores edições" do Festival Nacional de Robótica http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/torres-vedras-com-uma-das-melhores-edicoes-do-festival-nacional-de-robotica

Foi num Pavilhão Multiusos da Expotorres repleto de crianças, jovens e adultos que Carlos Cardeira, presidente da Comissão Diretiva da Sociedade Portuguesa de Robótica, afirmou que esta “foi uma das melhores edições do Festival Nacional de Robótica de todos os tempos.” Afinal, Torres Vedras acolheu o Festival entre os dias 25 e 29 de abril, mostrando o que de melhor se faz na Robótica em Portugal.

“Dias intensos mas de muita felicidade e conhecimento” sublinhou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a cerimónia de encerramento, lembrando que estiveram ali representados 21 países, não só através das equipas que integraram as competições mas também na conferência internacional que contou com cerca de 60 conferencistas.

Pelas competições passaram 83 equipas - com representações internacionais de países como México, Holanda e Alemanha – compostas por cerca de 500 participantes. Durante o Festival realizou-se o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição mundial de robótica. Paralelamente, o programa contou ainda com 60 workshops por onde passaram cerca de 1000 participantes.

O Festival Nacional de Robótica recebeu a visita de várias personalidades, onde se destacam Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, e Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade. A “cereja no topo do bolo” seria mesmo a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, com o Presidente da República a observar as várias competições que decorreram durante o quarto dia do Festival.

Um “desfile de personalidades” que parece ser um “caso inédito” nas palavras de Vítor Teodoro, diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, que lembrou ainda o papel de toda a comunidade educativa. Um “trabalho de equipa” que fez com que “todas as expetativas fossem ultrapassadas.”

Já na cerimónia de abertura, Carlos Miguel havia sublinhado "o trabalho de equipa, o empenho e a paixão dos jovens" que participavam no Festival, destacando o facto de o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo trabalhar nesta área há já 12 anos. Alexandra Leitão referiu que eventos deste género permitem partilhar as boas práticas das escolas portuguesas apesar da limitação de recursos que se verifica.

A importância do trabalho conjunto em torno do Festival foi também reforçada por Jaime Rei, um dos responsáveis pela organização, que está entre os 10 nomeados para melhor professor do país, e que chamou ao palco os restantes membros da equipa que deu forma ao Festival. Além das competições, que se dividiram em dezenas de categorias das ligas Júnior e Sénior, o programa do Festival Nacional de Robótica contou ainda com uma mostra de clubes de programação e robótica.

Veja aqui  os estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras que conquistaram lugares no pódio ou menções honrosas na Liga Júnior.

]]>
04 MAI | Toda a gente pode ser tudo, nas Conversas com Pais - c/ a presença do rapper NBC - Expotorres http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/04-mai-toda-a-gente-pode-ser-tudo-nas-conversas-com-pais-c-a-presenca-do-rapper-nbc-expotorres

É já na próxima sexta feira, 4 de maio, que o nosso convidado Rui Loureiro, estará presente para mais uma sessão de Conversa com Pais, desta vez a ser realizada na Expotorres, no âmbito da Mostra de  Oferta Formativa e Orientação Vocacional de Torres Vedras. 

Numa sessão dedicada aos jovens e encarregados de educação, Rui Loureiro irá falar-nos do "SDO: Sonhadorismo", um projeto de Inovação Social, que visa combater um problema identificado na sociedade Portuguesa: a baixa expetativa e falta de motivação de cada um, para a concretização dos seus Sonhos. 

Numa sessão um pouco diferente do que é habitual, através de Talks pretende provocar e questionar os caminhos atualmente trilhados na educação das crianças e jovens, despertando em cada Encarregado de Educação e Professor, uma auto-consciência e confiança capazes de, apesar dos possíveis medos e incertezas, apoiarem o sonho dos jovens, por mais audacioso que seja, pois só assim se desenvolverá o seu máximo potencial.

Rui Loureiro terá com ele o Timóteo Santos, o conhecido Rapper NBC, que fará um pequeno Showcase.  

 

Não perca esta sessão, às 21:30, no Pavilhão Expo, do Parque Regional de Exposições.

Saiba mais sobre esta sessão aqui e sobre a Mostra de Oferta Educativa aqui.

]]>
ESCO promove Tertúlia entre empresários e alunos http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/esco-promove-tertulia-entre-empresarios-e-alunos

Torres Vedras, 24 de abril de 2018 – A ESCO, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, no âmbito do programa de atividades de comemoração dos 25 anos de existência promoveu no passado dia 19 de abril uma tertúlia entre empresários e alunos, onde se procurou aferir o perfil e as competências, necessários, para o profissional do século XXI.

“ESCO - Uma Escola de Afetos” deu o mote para as comemorações dos 25 anos, nesse sentido esta tertúlia teve a intenção de estreitar relações entre os alunos e profissionais que, em diferentes áreas de negócio e contextos profissionais, têm a responsabilidade de decidir sobre a contratação e gestão de carreiras, dentro das empresas.  

“Esta tertúlia foi um momento de partilha muito interessante, direcionada para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos, que puderam interagir com alguns profissionais que nos trouxeram os seus percursos de vida tão inspiradores. Esta é uma forma de dizer aos nossos jovens que é possível ser um profissional de sucesso e que esta realidade está ao seu alcance. Para isso, a escola além de transmitir competências técnicas, deve trabalhar as competências que hoje tanto ouvimos falar, que são as soft skills e que foram tão faladas esta tarde.               

É importante que os jovens de hoje treinem estas competências e que tenham foco no que pretendem para o seu futuro.  A sociedade pede pessoas criativas, inovadoras, flexíveis, disponíveis para o trabalho em equipa e eu diria, queremos pessoas que não deixem de sonhar e que acima de tudo sejam felizes.

Uma palavra de agradecimento muito especial a estes empresários, pela generosidade na partilha das suas experiências profissionais e também os conselhos que deixaram a estes jovens, abrindo-lhes novos horizontes.”, refere Júlia Alfaiate, diretora da ESCO.

Nesta iniciativa foram abordados temas como, o curriculum vitae ideal; o perfil do profissional do futuro; as competências mais valorizadas; as novas profissões; o mercado de trabalho global; as profissões que tendem a desaparecer, os conceitos out of the box, out of the office, freelancer; entre outros.

Durante este ano a ESCO será palco de uma série de iniciativas que irão privilegiar os afetos com toda a comunidade educativa, em primeiro lugar com os seus alunos promovendo sentimentos de pertença e referência à escola, mas também com os pais, os encarregados de educação, os professores, as empresas, as instituições e muitos mais.

 

Fonte: ESCO | Gabinete de Comunicação


]]>