Notícias Portal da Educação de Torres Vedras http://www.educacaotorresvedras.com/noticias Notícias Portal da Educação de Torres Vedras Selo Escola Saudável - Candidate a sua Escola http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/selo-escola-saudavel-candidate-a-sua-escola

A Direção-Geral da Educação juntamente com a Direção-Geral da Saúde, criaram a distinção "Selo Escola Saudável", com o objetivo de reconhecer o mérito dos agrupamentos/escolas que através das suas práticas e projetos educativos contribuam para promover hábitos saudáveis.

Este Selo irá premiar as escolas que privilegiem, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhecerá o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. Referenciará as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.

O Regulamento poderá ser consultado aqui. 

Candidate-se, torne a sua escola, uma Escola Promotora da Saúde (EPS).

]]>
Alunos do 4ºano visitam Pingo Doce no âmbito do Mês da Alimentação http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/alunos-do-4ano-visitam-pingo-doce-no-ambito-do-mes-da-alimentacao

A turma do 4º A da EB Padre Francisco Soares visitou na passada 2ª feira, as instalações do hipermercado Pingo Doce da cidade.

O intuito da visita foi conhecer todo o circuito do espaço comercial e os métodos de armazenamento dos vários tipos de alimentos.

Tiveram a oportunidade de conversar com a formadora interna do Pingo Doce sobre as especificidades das várias frutas e hortícolas comercializados nesta grande superfície aprendendo o significado e quais os produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e produtos IGP (Indicação Geográfica Protegida) comercializados em Portugal.

Puseram a mão na massa e produziram pão de cerais, foi muito divertido!

]]>
"Olá setembro" preparou pelo segundo ano o regresso às aulas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/ola-setembro-preparou-pelo-segundo-ano-o-regresso-as-aulas

Pelo segundo ano a Câmara Municipal organizou durante o mês de setembro um programa que pretendeu proporcionar um melhor regresso às aulas à comunidade educativa do concelho.

Tratou-se do programa Olá setembro! Um regresso à escola para todos, o qual incluiu um conjunto de ações, das quais se realça: a exposição “Educação”, que ainda está patente no átrio do Edifício da Câmara Municipal, na qual se dá a conhecer projetos e iniciativas municipais naquela área; a comunicação aos encarregados de educação sobre projetos e programas de educação; uma sessão do projeto Conversas com Pais, no Edifício dos Paços do Concelho, dedicada ao regresso às aulas; a realização de um conselho municipal de educação, em que se efetuou um balanço dos últimos quatro anos da atividade educativa no concelho, o qual incluiu um jantar-tertúlia no átrio do Edifício da Câmara Municipal que teve como tema “Os desafios presentes e as transformações em curso no nosso sistema educativo”; a apresentação do programa pedagógico dos serviços municipais aos estabelecimentos de ensino do concelho, no Centro de Educação Ambiental; e a realização de iniciativas de Team Building e Formação com assistentes operacionais.

]]>
XX Encontro Nacional Professores Matemática "A matemática nos primeiros anos" - Inscrições abertas http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/xx-encontro-nacional-professores-matematica-a-matematica-nos-primeiros-anos-inscricoes-abertas

Nos dias 3 e 4 de novembro, terá lugar na Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Castelo Branco, o XX Encontro Nacional de Professores “A Matemática nos Primeiros anos”, destinado a Educadores e Professores do 1.ª e 2.º ciclos.

Através de conferências plenárias, comunicações e sessões práticas, a Associação de Professores de Matemática, pretende discutir ideias, trabalhos, conteúdos e metodologias da matemáticas para os primeiros anos.

O Encontro é creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como um curso de formação de 13 horas, equivalente a 0,5 unidades de crédito.

Para mais informações e inscrições aqui

]]>
Mercado Municipal recebe alunos 1º Ciclo no âmbito do mês da Alimentação http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/mercado-municipal-recebe-alunos-1-ciclo-no-ambito-do-mes-da-alimentacao

Uma das turmas de 3º ano  da EB Torres Vedras realizou uma visita ao Mercado Municipal, no âmbito do Mês da Alimentação.

Os 25 alunos interagiram com os comerciantes dos vários setores alimentares.

Aprenderam as várias caraterísticas de frescura do peixe, perceberam que os alimentos têm de estar armazenados a diferentes temperaturas, as variedades dos queijos com origem em diferentes tipos de leite, acompanharam a preparação de hambúrgueres, adquiriram conhecimentos sobre a sazonalidade dos frutos e hortícolas e, acima de tudo, conversaram com os comerciantes que em alguns casos também são produtores.

No final da visita cada aluno levou para casa uma peça de fruta à sua escolha. Foi uma manhã de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos sobre alimentação saudável produzida e comercializada na nossa Concelho.     

 

]]>
"Aprender a Programar" ganha Menção Honrosa no Concurso "Ciência en Accion" http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/aprender-a-programar-ganha-mencao-honrosa-no-concurso-ciencia-en-accion

O jogo “Aprender a Programar”, que visa proporcionar a todas as crianças a aprendizagem da programação de forma lúdica, através do desenvolvimento de competências essenciais e de conhecimentos interdisciplinares, através de uma ferramenta pedagógica desenvolvida por crianças e para crianças, foi distinguido com uma Menção Honrosa no Concurso “Ciência en Accion”, em Espanha. Este concurso tem como principal objetivo apresentar a ciência de forma atrativa e motivadora, estudantes, professores, investigadores...

Durante um fim de semana, foram muitas as crianças que tiveram oportunidade de experimentar o projeto português “Aprender a Programar”.

Veja todos os projetos do Clube de Robótica aqui. 

]]>
Mês da Alimentação http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/mes-da-alimentacao

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, cujo tema recai este ano sobre a segurança alimentar (entendida como o acesso a uma alimentação suficiente e segura), a Divisão de Educação e Atividade Física da CMTV, intitulou-o como o mês da Alimentação, durante o qual se irão realizar várias atividades e ações sobre esta temática.

Importa salientar que atualmente a obesidade é um problema de Saúde Pública e a sua prevenção uma prioridade. A alimentação saudável neste contexto é essencial e as escolhas alimentares são determinantes, devendo fazer parte da Educação para a saúde das populações.

Cabe pois, aos Pais e também aos Educadores, o papel dinamizador de hábitos e atitudes saudáveis mas a responsabilidade nesta matéria não se esgota nestes dois agentes de intervenção, a Escola e o próprio Município têm cada vez mais, um papel fundamental na formação da saúde e de uma alimentação saudável.

A capacitação das crianças e das famílias para escolhas saudáveis, com conhecimento sobre o valor dos alimentos para a saúde e, o desenvolvimento de atitudes críticas assertivas são condições fundamentais.

Veja a programação aqui

]]>
Rádio Miúdos lança Concurso para Escolas e Municípios do Centro do País http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/radio-miudos-lanca-concurso-para-escolas-e-municipios-do-centro-do-pais

Chama-se “Põe a tua terra nos píncaros!” e é um concurso organizado pela Rádio Miúdos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, para todas as Escolas Públicas do centro do país. Aberto a todas as escolas públicas dos 100 municípios desta região, o concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” quer premiar a dedicação dos miúdos pela sua terra e descobrir quem tem boas ideias para fazer programas de rádio. 

O concurso vai PREMIAR SEIS ESCOLAS que irão produzir um programa para a Rádio Miúdos, com direito a ATELIÊS e EMISSÕES AO VIVO para os MUNICÍPIOS. O desafio proposto para participação no “Põe a tua terra nos píncaros!” é a criação de um spot publicitário onde os miúdos dão a conhecer a sua terra.

Podem participar alunos do 2º ao 9º ano e as candidaturas podem ser feitas pelas autarquias e pelas escolas, até ao dia 20 de outubro (novo prazo).

O concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” insere-se no programa de atividades da Rádio Miúdos nas escolas, onde realizam ateliês de produção de rádio e emissões ao vivo em direto. Trata-se também de incentivar a participação ativa na sociedade, através da rádio, sensibilizando os miúdos para a importância do património regional, material e imaterial, e de promover a relação entre as escolas e as autarquias.

“Põe a tua terra nos píncaros!” é organizado pela Rádio Miúdos e tem a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio de “Portugal Inovação Social”, no âmbito do Portugal 2020, e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para saber como participar, descarregue o REGULAMENTO do Concurso.

Faça já a sua INSCRIÇÃO!

Mais informações em:

Site: www.radiomiudos.pt

Email: geral@radiomiudos.pt

Tel. 934 309 421 • 935 648 674

]]>
Evento da PSP promove proximidade entre alunos e força de segurança http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/evento-da-psp-promove-proximidade-entre-alunos-e-forca-de-seguranca

Cerca de 1500 alunos do 1º e 2º ciclo das escolas da cidade encheram, na passada quarta-feira dia 20, o Parque Verde da Várzea, na festa de abertura do ano letivo organizada pela Esquadra da PSP de Torres Vedras, da Divisão de Loures, através do núcleo da Escola Segura.

Após a receção dos alunos deu-se início à abertura do evento com o Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, Sr. Superintendente Jorge Maurício; o Comandante da Divisão Policial de Loures, Sr. Intendente José Franco; a Sra. Vice-Presidente e Vereadora da Educação e Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, Eng.ª Laura Rodrigues; e a representante do Gabinete de Relações Públicas e Imprensa, Sra. Subcomissário Helga Fiúza.

Entre as 10h00 e as 16h00 alunos e professores tiveram a oportunidade de circular pelo espaço a fim de participar nas diversas atividades: aulas de aquecimento, Hip Hop, judo, esgrima e dança, atividade com bolas de sabão, pinturas faciais, acrobacia aérea, tiro ao arco, futebol, badmínton, ping-pong e voleibol. Também ao longo do dia foi possível observar diversas exposições de meios da PSP e uma demonstração cinotécnica com agentes do CIEXSS (Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo).

Ainda durante o dia, pequenos agentes fardados a rigor distribuíram, a todos os visitantes, folhetos informativos com conselhos de segurança.

Para a realização deste evento colaboraram com a PSP a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Associação Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, o Académico de Torres Vedras, a Escola de Dança de Torres Vedras, a Empresa de Águas do Vimeiro, a Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras, o Continente, a Decathlon, a Papelaria União, a Luís Vicente S.A., a Paxóptica, a Azeol e a Radioeste.

Este foi um evento que permitiu aproximar as crianças das forças de segurança, nomeadamente da PSP, passando a mensagem aos alunos de que a Polícia de Segurança Pública está presente e disponível sempre que necessário.

]]>
Profissionais de educação reunidos em tertúlia sobre os desafios presentes no nosso sistema educativo http://www.educacaotorresvedras.com/noticia/profissionais-de-educacao-reunidos-em-tertulia-sobre-os-desafios-presentes-no-nosso-sistema-educativo

No passado dia 22 de setembro, após a realização da última reunião do Conselho Municipal de Educação, coincidente com o término do mandato autárquico, durante o qual foi feito o balanço dos últimos quatro anos no que à educação diz respeito, decorreu, no átrio da Câmara Municipal um jantar com tertúlia no âmbito da programação do “Olá setembro! Um regresso à escola para todos”.

A sessão que juntou o Conselho Municipal de Educação, diretores e docentes dos agrupamentos de escolas, das escolas privadas, profissionais, particulares de solidariedade social e técnicos da Divisão de Educação da CMTV, iniciou com um jantar buffet, servido pela equipa dos Refeitórios Escolares Municipais, onde foram apresentadas algumas das criações desta equipa, das quais se destaca o acompanhamento vegetariano “Vegetariano à Conquinha”, na sequência de formação obtida nesta área.

Após o jantar e com uma breve apresentação feita pela Vereadora da Educação, Eng.ª Laura Rodrigues, deu-se início à tertúlia “Os desafios presentes e as transformações em curso no nosso sistema educativo” com o Professor João Couvaneiro, reconhecido em 2015 como Apple Distinguished Educator e em 2017 nomeado, pela Varkey Foundation, no ranking dos 50 melhores professores de entre mais de 20.000 candidaturas provenientes de mais de 179 países, prémio que é considerado o “Nobel da Educação”.

Durante cerca de 1h30, o Professor debruçou-se sobre o atual sistema de ensino e o impacto que têm as novas tecnologias nos dias de hoje e nas aprendizagens dos alunos. A par do rápido avanço tecnológico focou a necessidade de formação dos docentes a fim de poderem acompanhar as crianças e jovens na sua formação enquanto alunos e enquanto pessoas.

Neste tempo de reflexão houve oportunidade para alguns dos presentes colocarem as suas dúvidas e algumas preocupações no que se refere, por exemplo, ao currículo desatualizado da disciplina de música que não tem sofrido quaisquer alterações nos últimos anos. Também foi partilhado o sentimento de exclusão das creches no que se refere ao facto do Ministério da Educação não assumir a sua tutela, revelando-se assim algumas fragilidades a que todos os profissionais de educação que trabalham com crianças pequenas estão expostos.

]]>